Nova Viçosa: Campanha de doação de sangue mobiliza população de Posto da Mata

Nova Viçosa: Campanha de doação de sangue mobiliza população de Posto da Mata
29 maio 10:09 2017 Imprimir esta notícia

A Prefeitura de Nova Viçosa em parceria com o Hemoba de Teixeira de Freitas por meio da Secretaria de Saúde do município, realizou durante todo o dia do último sábado, dia 27, uma campanha de doação de sangue com o posto de coleta montado no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) no distrito de Posto da Mata. A campanha faz parte da retomada das ações itinerantes do Hemoba pelos municípios do extremo sul da Bahia com o objetivo de manter abastecido o principal banco de sangue da região.

Para a coordenadora do SAMU de Posto da Mata, Nelyane Yamamoto, que foi a pessoa responsável para promover a mobilização local da campanha, ações como está serão frequentes no município, pois a proposta é que a campanha de coleta de Nova Viçosa entre na programação oficial do Hemoba. Nelyane ainda destacou o sucesso da campanha no último sábado, dia 27. “Tivemos nessa mobilização um saldo positivo quase 400% maior do que as últimas campanhas promovidas aqui, a anterior a essa por exemplo, contou com uma coleta de 31 bolsas de sangue enquanto fechamos nossa ação neste sábado com um saldo de 127 bolsas coletadas”.

hemod1Já o coordenador regional de coletas do Hemoba, Nailton Santos, ressalta que a mobilização que se deu para a realização da campanha em Posto da Mata precisa ser evidenciada, pois foi o grande vetor do sucesso. “Quero agradecer a parceria da prefeitura através da secretaria de Saúde e da Nelyane do SAMU, mas também agradecer à Polícia Militar, Cipe-Mata Atlântica, mesmo que seja chover no molhado uma vez que as forças militares são parceiras fieis das nossas campanhas. O comércio local e também à igreja Adventista do Sétimo Dia, que através da sua ação “Vida por Vidas” tem contribuído muito com nossos bancos de sangue no Brasil e no Mundo”

Nailton pondera os contratempos e lamenta não poder ter atendido a todos que procuraram para doar. “Precisamos despertar a população e principalmente descontruir essa contracultura de não doar sangue. No Brasil temos uma média de pouco mais de um por cento da população doando, número muito abaixo dos países Europeus ou Norte Americanos por exemplo, lá esses números são acima de cinco por cento. Na mobilização deste sábado umas 300 pessoas passaram pelo local da coleta, infelizmente tivemos as dispensas, pessoas que não estavam aptas a doarem mediante aos critérios de triagem e também pelo tempo que foi curto, mas estaremos de volta em breve, queremos fidelizar esses clientes e atrair novos doadores”.

hemodEstiveram envolvidas diretamente na coleta profissionais do Hemoba, do SAMU, Secretaria de Saúde além dos mobilizadores parceiros, entre eles o Pastor Ângelo Gabriel, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que mobilizou parte dos seus fiéis para que incorporassem a campanha ao projeto de doação de sangue “Vida por Vidas”. A campanha de doação de sangue é realizada todos os anos por fiéis da Igreja Adventista do Sétimo Dia.  Mesmo tendo o contratempo de um dia chuvoso, o Capitão Fabiano que representou a 89ª CIPM fez uma importante alerta. “Quando entendermos que hoje estamos ajudando, mas que o amanhã não nos pertence, seremos mais que parceiros, seremos clientes ativos dos bancos de sangue, que as pessoas possam despertar para a importância da vida, essa deve ser a maior motivação para doar”. (Da redação TN)

  Categorias: