Nova Viçosa: Conheça a Ilha de Coroa Vermelha, maior observatório natural da vida marinha do Atlântico Sul

Postado por Teixeira News | 7 de agosto de 2018 23:45

A Ilha de Coroa Vermelha no balneário de Nova Viçosa, na Costa das Baleias, litoral extremo sul da Bahia, guarda um verdadeiro patrimônio natural cravado em pleno oceano atlântico distante poucas milhas do continente. Ilha arenosa muito atraente com sua peculiar formação de depósitos de recifes de corais que ficam expostos na maré baixa ou no “baixio” como dizem os nativos, se transformando num imenso observatório da vida marinha, um oásis que vem sendo descoberto por mergulhadores, pesquisadores e turistas do Brasil e do Mundo.

A Ilha reúne as melhores condições de todo o Atlântico Sul para observação e estudos de espécies marinhas, tartarugas, peixes raros e mergulhos fascinantes, localizada no Parcel das Paredes no oceano Atlântico a 22km de distância do balneário de  Nova Viçosa. A Ilha parece se insinuar para os que a visitam, só se exibindo completamente na maré baixa, encantando a todos com suas piscinas cristalinas. Quando completamente exposta, a ilha revela um exuberante mar de corais, uma área para mergulho e exploração que chega a ser cinco vezes o tamanho do seu primo famoso e vizinho, o Arquipélago dos Abrolhos, o que a torna o maior observatório natural da vida marinha do Atlântico Sul.

ilhad1[1]O fato de ainda não estar na rota do turismo de aventura e expedições no cenário nacional e internacional, se dá tão somente pela fama do seu primo e vizinho, o Arquipélago dos Abrolhos, no entanto, a Ilha de Coroa Vermelha oferece uma vasta possibilidade e condições que não são encontrados nos Abrolhos. A Ilha de Coroa Vermelha tem acesso sem burocracias, maior incidência de concentração das Baleias Jubartes e possibilidade de mergulho tanto para profissionais quanto para amadores a qualquer hora, fazendo da ilha a grande opção os verdadeiros aventureiros que visitam a região.

As atividades permitidas na Ilha de Coroa Vermelha são as de mergulho autônomo (com cilindros de ar comprimido) e passeios de barco, que poderão incluir observação de aves e mergulho livre (com snorkel) e o desembarque é feito sob orientações dos guias das empresas por questões de segurança, também é permitida a visitação autônoma, por particulares. “Não tem como ir a Coroa Vermelha e não se apaixonar e principalmente não querer divulgar esse lugar, uma oportunidade de estabelecer parcerias tanto para proteção quanto para a pesquisa científica”, diz João Guilherme, biólogo paulista que esteve por duas semanas visitando a ilha para estudos de observação das tartarugas marinhas e baleias Jubarte.

ilhad[2]O acesso à Ilha de Coroa Vermelha a partir de Nova Viçosa é bem simples, na cidade duas empresas estão habilitadas a fazer esse tour – ilha de Coroa Vermelha, visitação as Baleias Jubarte e Abrolhos – a Iracema Turismo e a AbrolhosSub, que operam a partir do porto do balneário com atracadouros próprios e modernos equipamentos de navegação. Os pacotes também são atrativos, os valores variam de R$ 85,00 a R$ 130,00 por pessoa, a depender de qual roteiro for escolhido, quanto à hospedagem o turista não precisa se preocupar, Nova Viçosa possui uma das maiores quantidades de leitos do Estado da Bahia, as próprias empresas do tour turístico também oferta esse serviço, a Iracema Turismo através da Pousada Iracema e a AbrolhosSub através da Pousada Recanto dos Corais. (ASCOM).

Endnotes:
  1. [Image]: http://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/08/ilhad1.jpg
  2. [Image]: http://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/08/ilhad.jpg

Source URL: http://teixeiranews.com.br/nova-vicosa-conheca-a-ilha-de-coroa-vermelha-maior-observatorio-natural-da-vida-marinha-do-atlantico-sul/