Nova Viçosa é contemplada com seis consultórios odontológicos e dois veículos para a Saúde Pública

Nova Viçosa é contemplada com seis consultórios odontológicos e dois veículos para a Saúde Pública
17 maio 20:36 2018 Imprimir esta notícia

O prefeito Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho” (DEM) teve uma boa notícia nesta quarta-feira (16/05), ao ter o município de Nova Viçosa contemplado com importantes equipamentos liberados pelo Ministério da Saúde, através de emenda parlamentar do deputado federal José Carlos Aleluia (DEM). O município recebeu recursos para aquisição de um Consultório Odontológico Móvel, no valor de 250 mil; recebeu um veículo modelo Van para o Transporte Sanitário Eletivo, no valor de 190 mil; uma Ambulância, no valor de 80 mil e 5 Consultórios Odontológicos fixos, no valor total de 125 mil.

“Consegui, através do Ministério da Saúde, incluir o município de Nova Viçosa na lista dos contemplados com repasses federais para aquisição de ambulâncias e gabinetes odontológicos. Este foi um ano de muita luta para ajudar a Saúde Pública de Nova Viçosa. Uma união de esforços para destinar emendas, recursos federais e incluir vários benefícios para o município. É mais um compromisso cumprido com meu amigo Manoelzinho, com meu amigo Helielson Neves e com o povo de Nova Viçosa. Trata-se de uma ambulância tipo-A para o transporte de pacientes que necessitam de serviços de Saúde, e gabinetes odontológicos com equipamentos e materiais para melhoria da saúde bucal da população”, explica o deputado federal José Carlos Aleluia.

De acordo com o prefeito Manoelzinho a ambulância será usada para transportar pacientes que precisam de locomoção aos serviços de saúde, além de garantir o transporte entre municípios e unidades de referência médico-hospitalar. Para ele, esta aquisição facilita o acesso dos pacientes a consultas, exames e internação para cirurgias eletivas. “Vamos continuar trabalhando de maneira firme para garantir atendimento médico e hospitalar digno a todos os cidadãos e cidadãs de Nova Viçosa e na aquisição de outros equipamentos essenciais ao atendimento médico-hospitalar e sempre contando com a parceria incansável do nosso deputado federal José Carlos Aleluia. Afinal, serviço de saúde é direito básico do cidadão”, ressaltou o prefeito Manoelzinho.

O secretário Municipal de Relações Institucionais, advogado Helielson Neves destacou que os equipamentos darão um novo suporte a saúde pública do município de Nova Viçosa, tanto a Ambulância e a Van para o transporte sanitário eletivo, quanto o Gabinete Odontológico Móvel que será destinado para atender principalmente a população rural e os outros 5 Gabinetes Odontológicos Fixos com materiais permanentes que vão garantir a qualificação do atendimento bucal da população e darão atendimento à população dentro da região onde as pessoas moram.

Cada gabinete odontológico oferece a mesma capacidade de atendimento de um consultório odontológico tradicional, contendo cadeira odontológica, raio-x, autoclave para esterilização do material, além de equipamentos dentários para o uso dos profissionais. Cada gabinete pode realizar cerca de 350 atendimentos por mês. O secretário Helielson Neves explica que já o veículo modelo Van conquistado, será utilizado exclusivamente para o Transporte Sanitário Eletivo que é destinado ao deslocamento programado de pessoas para realizar procedimentos de caráter não urgente e emergencial, no próprio município de residência ou em outro nas regiões de saúde de referência.

O secretário Municipal de Saúde, Geraldo Magela esclarece que o atendimento eletivo não requer assistência médica dentro de um reduzido espaço de tempo e essa modalidade de transporte é voltada ao usuário que demanda serviços de saúde e que não apresenta risco de vida, nem necessidade de recursos assistenciais durante o deslocamento. E lembra que é crescente a importância dos sistemas de transporte em saúde, especialmente daqueles de caráter eletivo e regulado, frente à necessidade de viabilizar o acesso da população ao atendimento clínico. (Por Athylla Borborema)

  Categorias: