Nova Viçosa presente no fórum da Undime Bahia com mais de 1,5 mil participantes em Salvador

Nova Viçosa presente no fórum da Undime Bahia com mais de 1,5 mil participantes em Salvador
10 abril 11:17 2018 Imprimir esta notícia

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime, bateu recorde ao reunir mais de 380 municípios e 1.500 pessoas nos dias 5 e 6 de abril durante o Fórum Extraordinário da seccional Bahia. Realizado em Salvador, o evento pautou a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e contou com a participação de dirigentes municipais de educação, técnicos das secretarias, representantes dos conselhos de educação, do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O município de Nova Viçosa se fez presente no fórum da Undime, representado pela Secretária de Educação Natália Carolino Costa Pereira e suas colaboradoras Marlene Costa Ramalho e Camila Santos Boninsegna Oliveira, dos setores e Educação Fundamental II e Estatísticas, respectivamente.  A determinação do prefeito Manoel Costa Almeida (Manoelzinho), é que os dirigentes da Educação no município participem de eventos na busca do aperfeiçoamento continuado, que reflita de forma positiva na qualidade do ensino.

No que diz respeito à implementação da Base, o fórum promoveu discussões referentes ao regime de colaboração entre MEC, Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Undime ao pautar os principais desafios para essa etapa. Nesse sentido, a Undime Bahia aproveitou a oportunidade para assinar de forma simbólica o Termo de Adesão para a implementação da BNCC, que no estado será chamado de Currículo Bahia. O documento foi assinado pela Dirigente Municipal de Quixabeira (BA), Gilvanda Mendes Gonçalves de Souza, que representou os demais dirigentes do estado da Bahia.

undid1O termo tem por objetivo pactuar entre a Secretaria de Educação do Estado, a seccional da Undime e cada secretaria municipal de educação a articulação entre os entes para garantir apoio no processo de implementação da BNCC. O documento é composto de três cláusulas – objetivo, atribuições do Estado e atribuições do município.

Além da BNCC, o fórum pautou os desafios dos gestores públicos diante do atual cenário; programas do MEC como Educação Conectada, Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), Mais Alfabetização e Mais Educação; Plano de Ações Articuladas (PAR); o papel dos gestores quanto ao Bolsa Família e o Censo Escolar; e a Portaria Conjunta FNDE e SNT nº 2/ 2018 que trata da obrigatoriedade das secretarias de educação criarem CNPJ próprio para receber recursos do Fundeb.

O recém-lançado programa do MEC objetiva apoiar a formação continuada dos dirigentes e técnicos municipais de todo o país no processo de implementação de políticas educacionais. Composto de três etapas – aperfeiçoamento, especialização lato sensu em gestão da educação pública e mestrado profissional em gestão da educação municipal – o programa está recebendo inscrições para o Curso GEM de aperfeiçoamento, o primeiro do programa.

undid2As inscrições devem ser realizadas pelos dirigentes municipais de educação, que também deverão inscrever um técnico de carreira da secretaria, pela Internet no link http://gem.mec.gov.br. Todos os cursos são gratuitos. A expectativa do MEC é atender 11.140 dirigentes e técnicos municipais em todo o país.

Recém-chegada ao comando da Secretaria de Educação de Nova Viçosa, Natália Carolino retornou com informações a serem discutidas com sua equipe e com o prefeito Manoelzinho. O objetivo é viabilizar a implementação das alterações e diretrizes traçadas para que a Educação local acompanhe o desenvolvimento determinado pelo Ministério da Educação, bem como as inovações propostas pela Undime. (Informações: Ascom)

  Categorias: