OAB e ICED homenageiam jornalistas e radialistas no “Dia da Imprensa” em Teixeira de Freitas

OAB e ICED homenageiam jornalistas e radialistas no “Dia da Imprensa” em Teixeira de Freitas
02 junho 10:22 2017 Imprimir esta notícia

A Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Teixeira de Freitas e o ICED – Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento de Teixeira de Freitas realizaram uma cerimônia ao som da orquestra do ICED em homenagem aos jornalistas e radialistas da cidade pela passagem do Dia Nacional da Imprensa, comemorado neste dia 1º de junho. O evento ocorreu na noite desta quinta-feira (1º/06), no plenário da própria sede da OAB, no bairro Bela Vista.

A presidente da OAB, advogada Goretti Martins, idealizadora do evento disse que a homenagem representa um reconhecimento ao trabalho desenvolvido em Teixeira de Freitas pela imprensa que é um dos esteios da Ordem, da Democracia e do Progresso. Destacando que através dela se propagam as boas e generosas causas, se difundem conhecimentos e pregam-se princípios e ideias.

“Como sinal de respeito e admiração a esses profissionais, é de suma importância parabenizar a todos os jornalistas e radialistas, pelo papel fundamental na arte de comunicar, e informar com ética e respeito, princípios que vencem barreiras na busca por noticias que atualizam e democratizam todos os setores da nossa sociedade”, ressaltou a presidente Goretti Martins.

oabd1O jornalista e radialista Athylla Borborema, editor de jornalismo do portal de notícias Teixeira News, foi o eleito para falar em nome dos colegas e iniciou enaltecendo a iniciativa da OAB e disse que o jornalista e o advogado têm os mesmos princípios e os mesmos objetivos que é proteger os mais humildes e lutar permanentemente pela promoção da justiça. Ele relembrou dos momentos difíceis que a imprensa baiana passou na década de 90 e contou um pouco das histórias de Ivan Rocha e Jel Lopes, colegas assassinados em Teixeira de Freitas. E parabenizou os próprios companheiros que dia-a-dia trabalham para levar à sociedade um de seus bens mais preciosos: A Informação.

O maestro Orley Silva, do ICED, encantou regendo a sua orquestra com meninas e meninos do projeto Orquestrando Futuros e para homenagear jornalistas e radialistas trouxe o tema “notícias do nordeste” tocando clássicos da música erudita, cada uma com sua história.

Clássicos da literatura musical foram tocados com o arranjo do maestro Orley Silva, como: “Berimbau”, de Baden Powell e Vinicius de Moraes; “Eu só quero um xodó”, de Anastácia e Dominguinhos; “Qui Nem Jiló” e “Xote”, de Luiz Gonzaga; “Mourão”, de Guerra-Peixe; “No Reino da Pedra Verde” e “Cantiga” de Clovis Pereira; “Chegança”, de Benny Wolkoff e “Repente”, de Antônio José Madureira.

oabd2No final das homenagens o maestro Orley Silva convidou os profissionais de imprensa para compor a orquestra cada um com um instrumento musical e a simulação não ficou só na foto, tiveram que tocar os equipamentos para diversão de todos eles e dos presentes.

A presidente do ICED – Instituto de Cultura, Educação e Desenvolvimento de Teixeira de Freitas, a professora mestra Gislaine Romana Carvalho, falou que a profissão de jornalista precisa ser tratada como um bem social e celebrou o momento como gratificante – anunciando para o próximo mês de julho, a 5ª edição do encontro nacional de cordas sinfônicas de Teixeira de Freitas. (Da redação TN / Fotos: Mirian Ferreira).

  Categorias: