Policial baiana Denice Santiago receberá Diploma Bertha Lutz em 2017 por indicação da senadora Lídice da Mata

Policial baiana Denice Santiago receberá Diploma Bertha Lutz em 2017 por indicação da senadora Lídice da Mata
30 novembro 21:21 2016 Imprimir esta notícia

Indicada pela senadora Lídice da Mata (PSB-BA), a major da PM baiana Denice Santiago, que comanda a Ronda Maria da Penha, foi escolhida nesta quarta-feira (30/11) para receber no próximo ano o Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz, homenagem criada pelo Senado Federal em 2001 para agraciar personalidades que se destacam na defesa da igualdade de gênero e da luta pelo fim da violência contra as mulheres. A major Denice está à frente da Ronda Maria da Penha, guarnição voltada para prevenir a violência contra a mulher baiana. A condecoração é entregue anualmente em março, durante as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher.

Segundo a senadora Lídice, a major cumpre importante papel ao cuidar de mais de 600 mulheres vítimas da violência, além de ajudar a evitar que aconteçam outras centenas de casos. “A Ronda Maria da Penha foi uma importante iniciativa lançada pelo então governador da Bahia, Jaques Wagner, e ampliada pelo atual governador, Rui Costa, para permitir que as mulheres vítimas de espancamentos possam denunciar seus agressores e tenham cuidado especiais, além de proteção de novas ameaças”, disse a senadora. Atualmente, a Ronda Maria da Penha na Bahia tem bases em Salvador e nas cidades de Paulo Afonso, Serrinha, Juazeiro e Feira de Santana. “Nossa indicação do nome da Major Denice”, disse a parlamentar baiana, “se deu em função de sua atuação, carreira e singular contribuição no enfrentamento da violência sexista, evidenciada por sua vida pessoal e profissional, com valiosas e inéditas iniciativas”.

Além da Major Denice, também serão homenageadas Diza Gonzaga, Izabel Cristina de Azevedo Heyvaert, Raimunda Luzia de Brito e Tatiane Bernardi Teixeira Pinto. (Da redação TN)

  Categorias: