Posto da Mata sediará o II Festival Cultural Ritmos do Brasil envolvendo as escolas do município de Nova Viçosa

Posto da Mata sediará o II Festival Cultural Ritmos do Brasil envolvendo as escolas do município de Nova Viçosa
06 maio 10:59 2018 Imprimir esta notícia

A Prefeitura de Nova Viçosa, através do Departamento Municipal de Cultura da Secretaria de Educação Cultura e Desportos realiza nos próximos dias 11 e 19 de maio, o II Festival Cultural Ritmos do Brasil, no distrito de Posto da Mata com a participação de todas as 8 Escolas Municipais do Fundamental II, que este ano traz o tema: “Bem vindo ao mundo do Cinema”, quando alunos do 6º ao 9º ano estarão reproduzindo cena do cinema através da dança. Na 1ª edição do evento, em maio de 2017, o distrito de Posto da Mata transformou-se na “capital de todos os ritmos musicais”.

Este ano o evento será mais uma vez no Ginásio de Esportes Ângelo Magalhães, na Rua do Viveiro nº 18, no bairro Baía dos Anjos, em Posto da Mata. A abertura está marcada para as 08h da manhã de sexta-feira do próximo dia 11, que terá no primeiro dia a modalidade gospel/cristã como forma de homenagear as músicas católica e evangélica que marcaram e ainda marcam gerações. E no segundo dia, no sábado do dia 19 de maio, as 8 Escolas do Fundamental II, de todo município de Nova Viçosa apresentarão seus trabalhos com temas livres dentro da temática “Bem vindo ao mundo do Cinema”.

viod1De acordo com a pedagoga Natália Carolino, secretária Municipal de Educação, Cultura e Desportos de Nova Viçosa, a finalidade do evento é promover a capacidade de criação, expressão, socialização e cooperação, dentre outras habilidades e competências, envolvendo alunos do 6º ao 9º anos do ensino fundamental. “É um momento especial que desperta o talento, a arte, a vocação e o protagonismo de nossos estudantes. Desta vez, nossos alunos vão reproduzir cenas do cinema através da dança, como forma de ilustrar a nossa cultura, nossa arte, nossa literatura no contexto educacional”, solenizou a secretária Natália.

O professor Ricardo Oliveira, diretor Municipal de Cultura e Desportos de Nova Viçosa e coordenador do projeto, destaca o valor da arte na formação do aluno, dizendo que o evento traz uma grande importância como produção de arte no desenvolvimento dos estudantes como forma de expressão e, acima de tudo, como linguagem. E a necessidade para o educando também se expressar e comunicar-se em “educação artística”, fazendo a leitura de um texto visual, para uma releitura plástica e dissertativa de forma pessoal ou coletiva, relacionando a percepção, criação, sensibilidade e emoção. Segundo ele, o projeto envolve todos os alunos das Escolas e objetiva com o evento conhecer obras de artistas da literatura e realizar atividades que desenvolvam o gosto pela arte, discriminação visual, atenção e a observação educacional.

viod“Todos estão convidados a conferir os dons e os talentos dos nossos alunos. Vamos apoiar nossa juventude, esta geração tão linda que está aí se preparando para fazer do futuro do nosso país um lugar lindo e próspero na cultura. Nossos temas serão voltados para o Brasil, então é importante que os nossos convidados venham de camisa cor azul, amarela ou branca para celebrarmos e torcemos juntos pelo Brasil na Copa do Mundo. Os ensaios estão em ritmos acelerados e lindas coreografias serão apresentadas. Ou seja, nossas escolas e seus filmes serão apresentados no II Festival Cultural Ritmos do Brasil, em Porto da Mata”, festejou o professor Ricardo Oliveira. (Por Athylla Borborema)

  Categorias: