Prefeita Gilnay Santana abre nesta quarta-feira (22) o São João de Ibicuí

Prefeita Gilnay Santana abre nesta quarta-feira (22) o São João de Ibicuí
20 junho 19:28 2016 Imprimir esta notícia

A cidade de Ibicuí, na região cacaueira da Bahia, conserva tradições culturais com grandes festanças gratuitas e pagas. Durante o mês de junho muitos festejos típicos acontecem em Ibicuí. A cidade é conhecida por conservar a mais típica festa junina e o maior São João do interior da Bahia, regado a muito forró e licor. Este ano a festa comemora 60 anos de tradição e acontece do dia 22 a 26 de junho e será mais uma vez realizada na Praça Régis Pacheco, onde será comemorada todos os dias as bodas de diamante do evento.

Além da programação da Prefeitura Municipal, eventos privados dão o toque maior de animação ao São João de Ibicuí. Entre os artistas que farão a festa do público no São João 2016 de Ibicuí, estão: Netinho do Forró, Urubu Fogoso, Cor de Canela e Lucca Matos. Quem for para Ibicuí neste próximo final de semana também poderá aproveitar os festejos privados. Os mais conhecidos são o Forró do TicoMia e o Brega Ligh.

Ibicuí que na língua tupi guarani significa “água do pó da terra” é um dos destinos mais procurados do Brasil por quem deseja curtir o São João na Bahia. A cidade de Ibicuí fica a 515 Km de Salvador, a 98 Km de Itabuna e a 410 Km de Teixeira de Freitas. Ibicuí tem 63 anos de emancipação política administrativa e recebe aproximadamente 50 mil visitantes todos os anos e este número ultrapassa a quantidade de moradores do município que é de apenas 16.582 habitantes (cálculo do IBGE 2013).

Conforme a prefeita Gilnay Cunha Santana (PTN), a cidade já está realizando os seus retoques finais na preparação para receber os milhares de turistas e espera, mais uma vez, superar todas as expectativas, o que irá movimentar ainda mais a economia do município e cidades da região. Para ela, manter esta tradição e fomentar a sua economia popular é necessário todos os anos e sempre gera muita expectativa na população.

Segundo a prefeita Gilnay Santana, no período junino a cidade de Ibicuí chega a receber mais de 50 mil visitantes, movimentando cerca de R$ 10 milhões na economia local. E apesar de não possuir muitas pousadas e hotéis, Ibicuí oferece uma vasta opção de casas para alugar. Neste período, para receber melhor os visitantes, escolas da cidade abrigam excursões e o campo de futebol se transforma em camping.

ibid1A prefeita Gilnay Santana lembra que apesar da multidão que Ibicuí recebe neste período do São João, o que mais encanta nos festejos juninos da cidade é o jeito interiorano como se brinca o São João. E como as temperaturas caem nesta época do ano em Ibicuí, as fogueiras são grandes protagonistas dos festejos juninos.

Para decorar a cidade, a Prefeitura Municipal espalha milhares de bandeirolas, colorindo as ruas. Mas a população também ajuda a deixar a cidade com ares de São João. Mulheres de todas as idades costuram bonecos de chita para enfeitar a cidade e os concursos de quadrilhas tomam conta das ruas.

A Programação:

Quarta-Feira (22/06) – Concurso Garoto e Garota Junina, apresentação de quadrilhas e o momento que a prefeita Gilnay Santana abrirá oficialmente a festa e entregará a chave da cidade aos foliões, além das apresentações das bandas Cor de Canela, Sivirina Xique-Xique e Urubu Fogoso. Quinta-Feira (23/06) – Bandas Urubu Fogoso, Garanhões do Forró, Guiga Reis, Dedá da Paraíba, Forró Discarada e Cor de Canela.

Sexta-Feira (24/06) – Bandas Cheiro de Milho, Fulô do Cangaço, Beijo Apimentado, Dinho Oliveira, Fabíola e Sivirina Xique-Xique. Sábado (25/06) – Se apresentarão Netinho do Forró, Lordão, Lucca Matos, Kara Nova e Tony Fernandes. Domingo (26/06) – Umbú Com Leite, Cacau Com Leite, Valdonys, Urubu Fogoso e Tõe de Bela.

Além dos shows programados para a Praça Régis Pacheco, a cidade de Ibicuí promove duas famosas festas fechadas: Brega Light e TicoMia.

Brega Light:

O Brega Light é um dos eventos mais tradicionais do São João da Bahia e está completando 15 anos de existência. O evento está programado e preparado para receber um público de 12 mil pessoas por dia e conta com uma área bastante ampla, moderna, equipada com refletores e piso de concreto prezando pelo conforto e segurança do público durante o evento. A estrutura conta também com área de saúde, praça de alimentação, bares, banheiros e dois palcos que irão proporcionar mais animação durante a festa.

Na próxima sexta-feira, dia 24, a festa começa às 13h, com os shows de Aviões do Forró, Ivete Sangalo, Trio da Huanna, Anitta, Léo Santana e Raneychas. No Domingo, dia 26, a festa começará ao meio-dia, com os shows de Wesley Safadão, Simone e Simaria, Banda Vingadora, Harmonia do Samba e Boteco das Amigas.

ibidTicoMia:

Já o Forró TicoMia acontece na Fazenda Eldorado, a partir do meio-dia, do próximo Sábado, dia 25 de junho. Este ano o TicoMia completa 29 anos de tradição valorizando o forró, a dança e os ritmos típicos da região. Este ano os organizadores esperam reunir 15 mil pessoas e vai trazer atrações como à Banda Mastruz com Leite e o espetáculo Cabaré, que reúne dois grandes nomes da música sertaneja, os cantores Eduardo Costa e Leonardo.

A festa começa no Sábado (25/06), a partir do meio-dia com os shows de Mastruz com Leite, Gigantes do Brasil, Lordão, Gabriel Diniz, Cavaleiros do Forró e o Espetáculo Cabaré com “Leonardo e Eduardo Costa”. O Forró TicoMia 2016 vai trazer novamente uma estrutura completa para o seu público e ainda terá serviço all inclusive, com open bar completo (cerveja, refrigerante, água, licor, sorvete de cachaça, energético, caldo de cana, água de côco, ligante e pingas diversas) e open food  de espetinhos diversos (carne, porco, frango e calabresa), acarajé, abará, queijo coalho, crepes, beiju, boi no rolete, doces e comidas típicas. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: