Prefeito Manoelzinho anuncia 5 Programas de Educação Popular na Saúde em Nova Viçosa

Prefeito Manoelzinho anuncia 5 Programas de Educação Popular na Saúde em Nova Viçosa
12 junho 11:04 2018 Imprimir esta notícia

A Prefeitura Municipal de Nova Viçosa se prepara para lançar cinco programas inovadores na área da educação em saúde pública para a população. Serão programas que desenvolverão um conjunto de ações cujo objetivo é a prevenção. Cada programa está relacionado a medidas tomadas antes do surgimento ou agravamento de uma condição mórbida. Portanto, prevenir também significa agir para que a doença manifeste-se de forma mais branda no indivíduo ou no ambiente coletivo.

De acordo com o prefeito Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho” (DEM), o formato dos programas de promoção da saúde está sendo pensado de modo a gerar uma mobilização que aproveite o conhecimento adquirido para investir no campo sanitário. Para o prefeito Manoelzinho, políticas de prevenção a doenças devem ser prioridade na educação da saúde pública, porque investir e incentivar práticas de prevenção a doenças é uma das formas mais baratas, eficazes e “menos dolorosas” de melhorar a qualidade de vida e cuidar da saúde das pessoas.

“A proposta de pensamento deve interferir diretamente no cerne educacional do modo de vida das pessoas e melhorar de forma direta a condição e a qualidade de vida. Isso implica em declarar guerra ao sedentarismo, investir na reeducação alimentar de qualidade e no crescimento cultural do indivíduo, para que sua imunidade fisiológica fique em alta”, salienta Geraldo Magela, secretário Municipal de Saúde de Nova Viçosa.

01 – Um dos programas é o “Combate a Hipertensão sem Enrolação” que vai desenvolver cuidados simples com a população em combate a hipertensão arterial, alimentação diversificada, redução do sal dos alimentos e atividade física são algumas medidas que podem ser inseridas na rotina. O programa prevê informar aos habitantes que a hipertensão é uma doença silenciosa que só se manifesta em um grau avançado, causando problemas muito maiores do que somente uma pressão alta. Pessoas hipertensas apresentam um risco elevado de sofrerem infartos e desenvolverem problemas cardiovasculares. Nesse sentido, ações de combate à hipertensão se mostram muito eficientes e produtivas para prevenir outras doenças e pode contribuir para a redução de despesas com tratamentos longos e de alto custo, como cirurgias no coração.

02 – Outro programa é o “Gravidez na Adolescência” que prevê a prevenção da gravidez entre as adolescentes no intuito de abaixar estas taxas ao longo dos próximos anos com ajuda dos próprios pais e das escolas que deverão apostar cada vez mais na orientação oferecida pelo município como ferramentas essenciais para que os adolescentes possam fazer escolhas inteligentes. Evidências comprovam que orientação e diálogo são, sem dúvida, as medidas mais eficazes para prevenir a gravidez na adolescência. E o programa em desenvolvimento pela Prefeitura Municipal de Nova Viçosa trabalha pela prevenção da gravidez indesejada, mostrando a necessidade de se saber como ela ocorre e como tomar as precauções necessárias.

03 – Outro programa importante é o “Saúde do Professor” que visa priorizar a saúde “vocal” do professor com palestras e ações de fonoaudiologia. Na saúde da professora com ações preventivas também nas áreas de mastologia e ginecologia, além da saúde mental do profissional da educação, tendo em vista a carga de stress, ansiedade, enxaquecas, depressão, acompanhamento psicológico, pressão arterial, violência e controle emocional na sala de aula, acrescido de longas jornadas de trabalho que se estende aos finais de semana e feriados, sem falar no 3º turno das professoras. O objetivo do programa é compreender, por meio de uma revisão da literatura, “se” e “como” a gestão em saúde do trabalhador tem proposto ações e políticas para os docentes e, perante a realidade efetivar tais ações em favor do bem estar dos professores de Nova Viçosa.

04 – Um programa em desenvolvimento pela Prefeitura Municipal é o “Saúde Quilombola”, tendo em vista que o município de Nova Viçosa sedia os quilombolas mais importantes do Estado, incluindo Helvécia que é a comunidade quilombola das mais importantes da América do Sul. A proposta é cumprir o princípio da equidade do SUS (Sistema Único de Saúde), sempre desconhecida na política específica para a população negra, além de fazer cumprir a importância do acréscimo de 50% dos valores repassados pelo governo federal aos municípios que registram atendimento às comunidades. O programa prevê corrigir a oferta pública de saúde que antes se concentrava nas sedes dos municípios, com base na demanda dos profissionais e gestores, não dos usuários, reforçando situações de vulnerabilidade social. A nova prática proposta pela gestão do prefeito Manoelzinho, é que o planejamento da política de saúde se organize e não só se preocupa com a ampliação da oferta, mas como também com o acesso dos usuários, especialmente as comunidades negras que são maioria em Nova Viçosa.

05 – Também o “Projeto Curral Bonito” que desenvolve ações para serem aplicadas em favor do homem do campo, começando com a proteção dos seus animais. O município viabiliza parcerias com o Governo do Estado para oferecer todas as condições ao homem da lida diária da roça a partir das suas ações com inseminação, vacinação, medicina veterinária, tanque de expansão, aração de terra e criação. O grande objetivo da Prefeitura é poder proporcionar aos produtores parcerias, benefícios, aumento de renda, baixo custo na produção e melhorando o bem‐estar animal e a eficiência do trabalho, mostrando que existem alternativas técnica e economicamente viáveis que permitem a construção de um curral e a adoção de boas práticas de manejo de bovinos sem a necessidade de grandes investimentos e nem de soluções “mirabolantes”, evidenciando que, muitas vezes, soluções simples podem ser muito eficientes. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: