Prefeito Manoelzinho assina em Brasília termo de adesão para implantar internet banda larga em Nova Viçosa

Prefeito Manoelzinho assina em Brasília termo de adesão para implantar internet banda larga em Nova Viçosa
13 março 22:55 2018 Imprimir esta notícia

O prefeito de Nova Viçosa, Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho” (DEM), assinou nesta segunda-feira (12/03), em Brasília, em cerimonia com presidente Michel Temer e com o ministro Gilberto Kassab, do MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o contrato de adesão da conquista do projeto “Internet para Todos” do Governo Federal que vai contemplar a sede, os distritos e os povoados do município com internet banda larga gratuita para a população de Nova Viçosa.

Na cerimônia compareceram 2.471 prefeitos e prefeitas para assinar o termo de adesão ao programa que oferecerá conexão à internet banda larga aos municípios. Além do prefeito Manoelzinho, o prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito (PSD), também assinou o termo de adesão. Entre os 300 municípios brasileiros que primeiro receberão as antenas que permitirão a conexão a partir de maio, estão Nova Viçosa e Teixeira de Freitas. Segundo o governo, neste primeiro momento 40 mil localidades em 2.766 municípios do país serão beneficiadas.

maneld1O prefeito Manoelzinho destacou que o programa “Internet para Todos” chegará a Nova Viçosa numa boa hora e colocará totalmente o município ligado com o mundo, porque levará a banda larga para toda zona urbana do município e beneficiará diretamente as escolas públicas, postos de saúde, unidades policiais, instituições filantrópicas e outras entidades públicas onde o cidadão precisa de serviço humanizado, hábil e 100% eficiente.

A intenção do programa é garantir banda larga a todas as escolas públicas do país, com a previsão de beneficiar 7 mil estabelecimentos de ensino ainda em 2018. A velocidade da internet do programa será “bastante grande”. Algo 40 vezes superior ao que existe hoje, disse o ministro Kassab. A conexão será viabilizada pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC), em órbita desde maio de 2017 e recebeu, desde então, R$ 3 bilhões em investimentos.

A Prefeitura Nova Viçosa garantirá a segurança do terreno onde a antena será instalada, bem como arcará com as despesas de energia elétrica que a operação consumir. Qualquer município que desejar conquistar o programa pode entrar na seleção e não existe nenhum mecanismo de seleção, o município tem apenas que cumprir com as suas obrigações e está 100% em dia com os organismos fiscais do estado e da união.

maneld“Queremos garantir que as pessoas que moram em Nova Viçosa, Posto da Mata, Helvécia, Argolo, Bela Vista, Colônia Nova ou Cândido Mariano tenham condições de contratar um plano de acesso à internet. Hoje isso não existe, mesmo que ela queira. Uma boa parte da população tem telefone celular ou smartphone, mas não consegue usar. Entretanto, o serviço de Banda Larga prestado não será totalmente gratuito a toda a população dos municípios atendidos, mas funcionará a preços reduzidos, porque a empresa que atender essas localidades, por ter benefícios tributários e isenções outras, pode oferecer um produto com um preço bem menor”, explicou o prefeito Manoelzinho. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: