Prefeito Manoelzinho diz que reformas de unidades de saúde fortalecem a Rede de Atenção Básica de Nova Viçosa

Prefeito Manoelzinho diz que reformas de unidades de saúde fortalecem a Rede de Atenção Básica de Nova Viçosa
03 julho 10:39 2018 Imprimir esta notícia

O prefeito de Nova Viçosa, Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho” (DEM) iniciou uma série de frentes de trabalho no município para revitalizar estradas vicinais, escolas públicas e unidades médicas. No distrito de Posto da Mata ele revitalizou o Hospital Municipal e está equipando a unidade com novos aparelhos médicos e móveis novos. As unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF) na sede, no distrito de Posto da Mata e nos povoamentos também estão recebendo reformas e condições novas de trabalho e atendimento.

Na cidade de Nova Viçosa a Prefeitura Municipal já reformou três ESFs, mobiliou todos eles e redefiniu suas equipes de trabalho com ampliação dos serviços e atendimentos das comunidades. A ESF 012 do bairro Abrolhos, unidade que também atende a população dos bairros Vila Viçosa, Jardim Peruípe e regiões adjacentes, foi todo revitalizado. A ESF 002 da Avenida Oceânica, no centro da cidade e a ESF 001 do centro histórico, da região portuária de Nova Viçosa, também foram reformadas e reequipadas.

psf3O prefeito Manoelzinho informa que segue com o cronograma de ampliação do programa saúde da família, cuja meta, é ter equipes, com coberturas nas zonas urbanas e também em todas as regiões da zona rural do município. Para isso, além da instalação de novas equipes, a Secretaria Municipal de Saúde pretende prosseguir na ampliação das unidades já existentes, levando conforto e praticidade a profissionais e usuários. O objetivo, conforme o prefeito, de prosseguir com a revitalização das unidades básicas de saúde é melhorar a infraestrutura das unidades e levar ao usuário abrangência e qualidade de procedimentos médicos, odontológicos e de enfermagem, seguindo, à risca, a Agenda Plurianual de Saúde.

psf2Para o prefeito Manoelzinho estes investimentos nas unidades básicas de saúde representam melhorias na saúde pública e fortalecimento na Rede de Atenção Básica. Segundo ele, esta prioridade do seu governo representa mais conforto e comodidade para a população do município. “Todos nossos PSFs estão recebendo melhorias e além de reparos necessários recebeu nova pintura e está com um aspecto de novinho. As melhorias estão sendo realizadas pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde”, disse.

psf1O secretário Municipal de Saúde, Geraldo Magela, explica que os postos da estratégia saúde da família trabalham com a promoção da saúde e prevenção de doenças, não apenas com medidas curativas. “Temos trabalhado para que as nossas unidades da ESF terão a equipe médica duplicada, para ampliar o número de atendimentos. Os nossos postos possuem os serviços de vacina, curativo, farmácia, odontologia, enfermagem, exames preventivos, pré-natal, inalação, esterilização, atendimento a idosos, visitas domiciliares e educação em saúde, com palestras, oficinas e atividades diversas”, ilustrou. (Por Athylla Borborema)

  Categorias: