Prefeitura de Nova Viçosa cria força-tarefa para acolher os atingidos pelas fortes chuvas que caíram no município

Prefeitura de Nova Viçosa cria força-tarefa para acolher os atingidos pelas fortes chuvas que caíram no município
05 fevereiro 12:46 2018 Imprimir esta notícia

A Prefeitura de Nova Viçosa, através da sua secretaria de Assistência Social, montou uma força-tarefa com ações em várias frentes para amenizar os transtornos causados pelas chuvas que atingiram o município e principalmente o distrito de Posto da Mata, neste último final de semana. A orientação partiu do prefeito Manoelzinho da Madeira e da secretária de Assistência Social, Eunice Costa que, tão logo foi possível, percorreu todas as áreas atingidas, principalmente a região do Córrego do Burrinho, onde se concentrou a maioria dos transtornos.

A força-tarefa montada pela Secretaria de Assistência Social contou com o apoio das demais secretarias afins, como Obras, Saúde e Meio Ambiente. Desde os primeiros momentos após acalmar um pouco o temporal que caiu no município, os vereadores também se somaram na ajuda, o que foi intensificado no início da manhã do domingo (4), com toda a equipe nas ruas fazendo um “pente fino” para obter um diagnóstico preciso dos estragos provocados pelas chuvas. “É preciso salientar toda a disposição do prefeito Manoel e da secretária Eunice, o que estamos vendo aqui é de doer o coração, essas famílias, essas crianças, precisam urgentemente de um amparo do município” disse o vereador Mozart júnior, que acompanhava as operações.

desad1Um “QG” foi montado pela Prefeitura na Escola Laura Bandeira para receber os desabrigados e donativos, onde foram disponibilizados refeições e atendimentos de cadastramentos básico aos que iam chegando. Os equipamentos CREAS, CRAS e Bolsa Família foram todos colocados à disposição da força-tarefa, ação que foi muito útil a todos. A jovem Natália, casada, com dois filhos menores e com o esposo enfermo, teve no mutirão todo o acolhimento necessário. “Tenho dois filhos menores de dois anos, meu esposo está recuperando de uma cirurgia no coração e nossa casa foi invadida pela água, tudo o que tínhamos foi levado ou danificado, inclusive os documentos do meu esposo. A equipe da Prefeitura veio na hora certa”, disse.

Para o vereador Fabiano, o necessário no momento é que o prefeito decrete estado de emergência por causa das chuvas. “Veja bem, não podemos pensar muito pra agir aqui, o tempo de pensar fica pra depois, nos gabinetes na equipe de planejamento, agora é hora de ação, já encaminhei ao prefeito Manoel a indicação para que ele declare estado de emergência no município e assim tenhamos condições mais concretas de seguir com as ações. Outra preocupação é com o surto de doenças que vem com essas enchentes, que só será perceptível daqui há trinta dias ou mais. Então que se faça logo uma grande ação preventiva para evitar danos ainda maiores”, falou. Também colaboraram na ação os vereadores Quinzinho, Robson do Peixe, Nei da Geladeira e o vereador Fidelis.

desadA secretária Eunice Costa mantém todo suporte de de trabalho concentrado nas regiões mais atingidas pelas fortes chuvas, agora também retirando entulhos, lixo e desobstruindo ruas. “Várias famílias ainda precisam ser visitadas por técnicos da Secretaria de Assistência Social, o que deverá acontecer durante toda essa segunda feira, estamos distribuindo cestas básicas, roupas e quites de limpeza. Aqueles que necessitaram de atendimento médico, nós estamos encaminhando para tal. No momento o foco é não desamparar quem está precisando, e não esquecendo de agradecer a todos que tem colaborado, a comunidade mostrou mais uma vez que o nosso diferencial é a solidariedade. Tivemos muitas doações e pessoas se voluntariando, quero em nome do prefeito Manoel agradecer a todos por mais esse ato de solidariedade aos atingidos”, destacou. (Da redação TN)

  Categorias: