Prefeitura de Teixeira conclui obras da Avenida Anchieta e começa asfalto da Rua Luiz Antônio no São Lourenço

23 julho 11:27 2016 Imprimir esta notícia


A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas iniciou as obras de asfaltamento da Rua Luiz Antônio de Oliveira no alto do bairro São Lourenço. A rua é uma importante via pública do bairro mais populoso da cidade com cerca de 35 mil habitantes. Quanto pronta a Rua Luiz Antônio desafogará o trânsito do São Lourenço porque servirá de via de entrada ao bairro a partir da Avenida Padre José de Anchieta e a Rua Sargento Pedro, outra importante via comercial do bairro, funcionará também em mão única no sentido contrário.

A Rua Luiz Antônio de Oliveira recebeu obras de esgotamento sanitário recentemente, bem como todo bairro São Lourenço em um projeto que contemplou 72% da cidade de Teixeira de Freitas. Cujo empreendimento foi realizado pela EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento e envolveu investimentos na ordem de R$ 90 milhões, entre recursos próprios da Embasa, contrapartida do município e provenientes do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal.

saod3O investimento nas obras do sistema de esgotamento sanitário de Teixeira de Freitas só ficou atrás dos novos recursos do PAC que está investindo R$ 205 milhões nas novas obras de mobilidade urbana da cidade. Conforme o secretário Municipal de Infraestrutura Henrique Gonsalves, a Rua Luiz Antônio no bairro São Lourenço tem 750 metros de cumprimento e toda ela está sendo preparada para receber massa asfáltica ao longo da sua extensão.

“Saneamento básico e asfaltamento de ruas representam mais saúde para a população, é importante para Teixeira de Freitas e é bom para a coletividade, para os nossos visitantes e para o crescimento da cidade. O asfaltamento trará benefícios aos moradores e comerciantes da Rua Luiz Antônio e a proposta de priorizar a qualidade na realização das obras está sendo aplicada, assim como nas demais localidades já beneficiadas”, disse o secretário Henrique Gonsalves.

saod2Além da Rua Luiz Antônio, no bairro São Lourenço que esta sendo pavimentada agora, cada via asfaltada recebeu meio-fio e calçadas e nas ladeiras foi construído sistema de drenagem da água da chuva antes da pavimentação e outras avenidas mais largas foram delimitadas os espaços para canteiros centrais. “Esta obra na Luiz Antônio e as demais citadas são fruto do alinhamento político e ideológico dos governos municipal, estadual e federal, cujos projetos de governo são voltados para a melhoria da qualidade de vida da população”, ressaltou o secretário Henrique Gonsalves.

A Prefeitura Municipal ainda esta finalizando as obras do asfaltamento da extensa Avenida Padre José de Anchieta que está beneficiando diretamente os moradores de 6 bairros da zona sul de Teixeira de Freitas, cuja obra foi inclusa num projeto da construção de 2 quilômetros de ruas asfaltadas com recursos oriundos do próprio município. A obra da Avenida Padre Anchieta está beneficiando a população dos bairros Jardim Caraípe, São Lourenço, Universitário, Liberdade-II e Liberdade-I.

saod1Além da infraestrutura adequada como rede de esgoto e correntes fluviais, o trecho asfaltado ainda recebeu obras de drenagem e caixas de recepção. E atualmente está recebendo calçadas e ciclovias com grades de proteção e será toda sinalizada a fim de garantir mais comodidade e mobilidade à comunidade que transita diariamente pela avenida, que se tornou o corretor urbano mais importante de ligação entre os bairros da zona sul com o centro da cidade.

Conforme o secretário Municipal de Infraestrutura, Henrique Gonsalves, o “Henrique da Ceplac”, os 8 mil metros quadrados de asfalto na Avenida Padre Anchieta veio para contribuir com o aumento da autoestima de quem mora nos bairros Liberdade e bairros próximos. Porque a obra além de valorizar e embelezar a localidade, está sendo utilizada, por exemplo, por quem quer fazer caminhada e cuidar da saúde e ainda facilita a limpeza e cuidado com as casas. Para quem pega ônibus ao longo da via, também ganhou mais segurança e comodidade.

saodRecentemente o município inaugurou 1,3 quilometro de asfaltamento da Avenida Estados Unidos, também obra construída com recursos próprios, que beneficiou a população dos bairros Jardim Liberdade e Ulisses Guimarães, na zona oeste da cidade. Asfaltou as principais vias de acesso ao bairro Colina Verde, na zona norte de Teixeira de Freitas. As principais ruas da região da Praça Ceará, no centro da cidade e outras 10 extensas ruas do bairro Monte Castelo. (Por Athylla Borborema)

  Categorias: