Projeto terapêutico na saúde coletiva de Teixeira de Freitas vira referência no Norte/Nordeste

Projeto terapêutico na saúde coletiva de Teixeira de Freitas vira referência no Norte/Nordeste
12 maio 10:41 2017 Imprimir esta notícia

Um projeto harmonioso desenvolvido na área da fisioterapia em favor da saúde preventiva na atenção básica da cidade de Teixeira de Freitas acaba de vencer o reconhecimento “Louvor Norte Nordeste” após a sua apresentação ao 5º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias de Saúde e ao 6º Congresso Estadual de Secretários de Saúde da Bahia.

Trata-se do Projeto FISIUS – Fisioterapia Integrada à Unidade de Saúde, de autoria da fisioterapeuta Roberta Fernandes Bissaro Carvalho. A Atenção Primária à Saúde ou Atenção Básica constitui-se no primeiro nível da assistência sanitária, sendo responsável não só por um conjunto de serviços de saúde direcionados para as necessidades dos indivíduos, como também pela integração dos níveis de atenção à saúde. Mas o tratamento fisioterapeutico é sempre na média e alta complexidade e em Teixeira de Freitas o projeto foi desenvolvido na atenção básica, considerado inovador para o norte nordeste do Brasil.

Na tarde desta quinta-feira (11/05), o presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), um agente público precursor de projetos em favor da saúde pública, recebeu em seu gabinete a visita da fisioterapeuta autora Roberta Carvalho e suas colegas, onde houve a celebração do reconhecimento ocorrido em torno do projeto terapêutico desenvolvido na atenção básica a partir de Teixeira de Freitas.

terad12O projeto se iniciou em julho de 2016, ainda na gestão anterior e, já na atual gestão do prefeito Temóteo Brito (PSD), o projeto ganhou reforço, apoio logístico e institucional e passou a ser desenvolvido com maior atenção na saúde coletiva. O projeto piloto é desenvolvido na Unidade de Saúde Básica, do bairro Jerusalém, de onde é feito ações junto as equipes de Saúde da Família, utilizando os fisioterapeutas do quadro, no projeto preventivo.

Conforme a fisioterapeuta Roberta Fernandes Bissaro Carvalho, o projeto estuda as potencialidades da comunidade, grupos de gestantes, grupos de postura, grupos de mães de crianças com infecção respiratória aguda, grupo de prevenção de incapacidades em hanseníase, grupo de mães de crianças com problemas neurológicos, grupo de idosos, atuação no climatério, atuação na saúde da criança, atendimento individual, estimulação essencial em crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, atuação nas creches, reeducação postural e orientações de saúde em geral.

O secretário Municipal de Saúde, José Arcângelo Depizzol, lembrou que historicamente, o profissional Fisioterapeuta é visto como um assistente no nível de atenção terciário, centralizado nas áreas curativas e reabilitadoras. Todavia, sabe-se que quando inserido na atenção primária pode ser um profissional de grande valia nas ações de promoção de saúde, prevenção de doenças e educação em saúde.

terad“A relação harmoniosa entre o fisioterapeuta e a atuação na saúde coletiva irá gerar novas reflexões sobre a atuação da Fisioterapia, tendo em vista uma nova lógica de organização dos serviços de saúde. O Fisioterapeuta está conquistando seu espaço na saúde coletiva e adquirindo importância nos serviços de atenção primária como no caso na Estratégia de Saúde da Família (ESF), que à cidade de Teixeira de Freitas saiu na frente e já é exemplo para o norte e nordeste do país”, destacou o secretário José Arcângelo.

Projeto teixeirense FISIUS – Fisioterapia Integrada à Unidade de Saúde, venceu o reconhecimento “Louvor Norte Nordeste” após ter sido apresentado ao 5º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias de Saúde e ao 6º Congresso Estadual de Secretários de Saúde da Bahia, que ocorreram simultaneamente nos últimos dias 03, 04, 05 e 06, no Centro de Convenções e Eventos de Porto Seguro. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: