Que se cuide a Bahia: Lama de rejeitos pode chegar ao litoral de São Mateus e Aracruz

Que se cuide a Bahia: Lama de rejeitos pode chegar ao litoral de São Mateus e Aracruz
10 dezembro 12:15 2015 Imprimir esta notícia

A lama com rejeitos de mineração da Samarco, que chegou ao Rio Doce e atingiu o litoral do Espírito Santo por meio da Foz, em Regência, no dia 21 de novembro, pode chegar a São Mateus e Aracruz. Essa é a previsão de técnicos do Instituto Estadual de Recursos Hídricos (Iema) e especialistas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

De acordo com o Iema, o último sobrevoo realizado por profissionais do instituto, nesta quarta-feira, constatou que a lama de rejeitos está concentrada em uma área de cerca de 233 quilômetros quadrados na região de Regência, litoral de Linhares, norte do Estado, onde fica a foz do Rio Doce.

O monitoramento apontou que a mancha de resíduos de minério se estende por mais de 36 km ao norte da foz, 21 km mar adentro e 11 km ao sul. Nessa direção, segundo os especialistas, os rejeitos podem chegar até a foz do Rio Piraquê-Açu, em Aracruz, local onde existem duas unidades de conservação federal.

A lama com resíduos de minério chegou ao litoral capixaba após percorrer a calha do Rio Doce, desde Minas Gerais. Os rejeitos são provenientes da barragem de Fundão, que pertence à mineradora Samarco e se rompeu na tarde do dia 5 de novembro, na localidade de Bento Rodrigues, em Mariana (MG).

Após destruir praticamente toda a região, a onda de lama atingiu o Rio Doce e seguiu até o Espírito Santo, afetando a população de diversos municípios. No Espírito Santo, as cidades mais afetadas pela onda de lama foram Baixo Guandu, Colatina e Linhares. (Informações: Site de Linhares)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.