Reviravolta: Liminar do TRE garante posse de Toninho como novo prefeito de Nova Viçosa

Reviravolta: Liminar do TRE garante posse de Toninho como novo prefeito de Nova Viçosa
30 junho 18:57 2016 Imprimir esta notícia

Uma liminar proferida no início da tarde desta quinta-feira, dia 30 de junho, pelo desembargador Fábio Alexsandro Costa Bastos, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), provocou uma reviravolta no cargo de chefe do Executivo do município de Nova Viçosa.

Com a cassação de Márvio Mendes e Célio da Farmácia, dos cargos de prefeito e vice—prefeito respectivamente, decisão adotada pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, tomaram posse no fim da tarde de sexta-feira (24/06), feriado de São João, durante cerimônia na Câmara Municipal de Vereadores, Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho da Madeira” (DEM) e Erivaldo Santos Soares, o “Vade” (DEM). Os dois ficaram na segunda colocação nas eleições de 2012.

O problema, segundo os advogados que defendem o grupo político liderado pelo prefeito cassado Márvio Mendes e o deputado estadual Carlos Robson ‘Robinho’ (PP), é que a Lei Orgânica Municipal determina que em caso de cassação do chefe do executivo e do seu vice, passados dois anos ou mais de suas posses, devem ser marcadas, obrigatoriamente, novas eleições e até que o pleito ocorra, assume interinamente os destinos do município o atual presidente da Câmara Municipal, nesse caso o vereador Antônio Santana de Oliveira, o “Toninho do Sacolão” (PTB).

Vereador Toninho (ao centro) discursa durante posse de Manoelzinho da Madeira

Vereador Toninho (ao centro) discursa durante posse de Manoelzinho da Madeira

Também na tarde desta quinta-feira (30) o Teixeira News fez contato telefônico com os advogados de Manoelzinho da Madeira e eles informaram que já estavam preparando um recurso a ser impetrado no Tribunal Superior Eleitoral, TSE.

Serviços públicos

Diante do embate político em torno da chefia do Poder Executivo de Nova Viçosa, moradores do município, principalmente da sede e do distrito de Posto da Mata, estão reclamando sobre problemas nos serviços públicos, incluindo atendimento nas unidades de saúde e falta de coleta do lixo urbano. O grupo liderado por Manoelzinho da Madeira denuncia que as dificuldades estariam ocorrendo pelo fato de problemas deixados pelo ex-prefeito Márvio Mendes, como o sumiço de HDs dos computadores de setores estratégicos. (Por Ronildo Brito)

 

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.