SAMU: Com frota sucateada, apenas uma ambulância atende 178 mil habitantes em Ilhéus

SAMU: Com frota sucateada, apenas uma ambulância atende 178 mil habitantes em Ilhéus
17 maio 11:30 2017 Imprimir esta notícia

Apenas uma das cinco ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ilhéus, no sul da Bahia, está em funcionamento. Com a frota sucateada, moradores relatam que enfrentam dificuldades para receber atendimento de emergência na cidade, que tem cerca de 178 mil habitantes.

Na segunda-feira (15), nenhum dos veículos, também responsáveis pelos atendimentos em outros sete municípios vizinhos, estava funcionando, segundo uma denúncia anônima. A prefeitura chegou a informar que a situação seria resolvida nesta terça, mas, conforme os moradores, apenas um veículo foi consertado e disponibilizado para atendimento.

A secretária de Saúde de Ilhéus, Elisângela Oliveira, admitiu os problemas na frota e disse que a prefeitura está trabalhando para resolver a situação e que, nesta terça, dia 16, duas ambulâncias já estariam funcionando.

“Estamos sanando os problemas no total e, hoje, duas já estarão funcionando. Temos a possibilidade de, após habilitação, mais algumas ambulâncias chegarem em junho e julho para modificação de frota”, disse a secretária.

A frota de seis veículos da cidade, composta por cinco ambulâncias e uma moto, não funciona integralmente desde 2016. Moradores contam que somente três ambulâncias têm condições de rodar, mas que, nos últimos dias, todas apresentaram problemas e o atendimento foi suspenso.

As portas de um dos veículos precisaram ser amarradas com atadura e cinta para ficarem fechadas. Outras unidades estão com freios desgastados. Grande parte da frota fica parada em um estacionamento do município. (Informações: G1 Bahia)

  Categorias: