Secretaria de Saúde de Caravelas promove passeata de combate ao Aedes

Secretaria de Saúde de Caravelas promove passeata de combate ao Aedes
19 fevereiro 17:08 2016 Imprimir esta notícia

A Prefeitura de Caravelas, através da secretaria municipal de Saúde promoveu na manhã desta sexta-feira, dia  19 de fevereiro, uma passeata Com distribuição de panfletos   explicativos sobre o combate ao Aedes aegypti, que além da dengue, é o transmissor de outras doenças como a Chikungunya e vírus Zica. A mobilização contou com a participação de toda estrutura da secretária de Saúde, incluindo Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, enfermeiros e técnicos, e funcionários da Funasa.

No mundo, ele é chamado de mosquito da febre amarela. No Brasil, é conhecido como mosquito da dengue – e, mais recentemente, também da zika e da chikungunya. Considerado uma das espécies de mosquito mais difundidas no planeta pela Agência Européia para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), o Aedes aegypti – nome que significa “odioso do Egito” – é combatido no país desde o início do século passado. A partir de meados dos anos 1990, com a classificação da dengue como doença endêmica, passou a estar anualmente em evidência. Isso ocorre principalmente com a chegada do verão, quando a maior intensidade de chuvas favorece sua reprodução.

passed1Agora, um novo sinal de alerta vem da epidemia de zika, uma doença com sintomas semelhantes aos da dengue, em curso desde o meio do ano. Foi confirmado pelo governo federal que o zika vírus está ligado a uma má-formação no cérebro de bebês, a microcefalia, que já teve neste ano ao menos 1.248 casos registrados em 311 municípios em 14 Estados, a maioria deles no Nordeste.

passed2“Dengue é uma doença perigosa. Para que ela não faça vítimas, é necessária a cooperação da população, mantendo as suas casas limpas. Agradecemos o apoio e a receptividade que temos tido quando vamos às casas de todos os moradores, para fazer o nosso trabalho”, disse Manoel Mecias, secretário de Saúde de Caravelas e que esteve à frente do movimento. A passeata saiu da secretaria de Saúde e percorreu várias ruas centrais da cidade. (Com informações de Osmar Guarnelles)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.