Seis empresas conquistam etapa estadual do Prêmio MPE, entre elas duas de Eunápolis

Seis empresas conquistam etapa estadual do Prêmio MPE, entre elas duas de Eunápolis
04 dezembro 09:38 2015 Imprimir esta notícia

Com mais de 5 mil inscritos, premiação tem objetivo principal de contribuir para a melhoria da gestão dos pequenos negócios

“Estamos sempre nos preparando para gerir melhor, com sustentabilidade, para servir melhor aos nossos clientes”.  Essas foram as palavras de Núbia Estrela, diretora executiva do Laboratório Estrela, de Serrinha, uma das seis empresas baianas vencedoras da etapa estadual do Prêmio de Competitividade de Micro e Pequenas Empresas (MPE Brasil – Ciclo 2015), na categoria Serviços de Saúde.

Outra contemplada na noite de premiação dessa quarta-feira, 2, no Hotel Othon Palace, em Salvador, a XYZ Temas também irá representar a Bahia na categoria Serviços de Tecnologia da Informação, durante a etapa nacional do MPE Brasil. “Esse prêmio chega para nos dar segurança sobre nossos investimentos e pavimentar novos horizontes”, afirmou o diretor executivo da empresa de software, Cândido Sales.  Há 12 anos no mercado, a empresa, cuja sede fica em Salvador, disputou a final do MPE Brasil pela primeira vez.

Do município de Eunápolis, a 647 km de Salvador, saíram dois vencedores: a Cooperativa Educacional de Eunápolis (Cooeduc), na categoria Serviços de Educação, que tem 23 anos de serviços prestados na cidade; e a Satellite Topografia, em Outros Serviços. Com 14 anos de atuação, a Satellite faturou a etapa estadual do MPE Brasil em sua segunda participação no certame.

Para ganhar os troféus, as empresas passaram por averiguações de qualidade da gestão e capacidade empreendedora, através da aplicação de um Questionário de Autoavaliação, com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). O relatório final da comissão técnica levou aos empresários orientações sobre como investir em melhorias.

Em Serviços de Turismo, venceu a Lanchonete e Restaurante Tedesco, que atua desde 1991 no terminal rodoviário de Santo Antonio de Jesus. Na categoria Indústria, a empresa que poderá utilizar o selo com a marca “Vencedora MPE Brasil 2015” é a LED Quadros Elétricos, de Lauro de Freitas, que já havia vencido também em 2012.

Todos os 12 concorrentes receberam certificados de reconhecimento do mérito e os seis vencedores vão concorrer com os finalistas dos outros estados na etapa nacional. Para a coordenadora técnica da premiação, Gênia Porto, o principal benefício para os empresários é a possibilidade de tornar pública a sua gestão organizada. “Eles passam a se tornar referência de gerenciamento para que outros empresários compreendam a necessidade de se adequar às exigências do mercado”, destacou.

Também presente ao evento, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Carlos Gantois, ressaltou que o Prêmio MPE Brasil tem grande representatividade no país, principalmente porque as micro e pequenas empresas têm a maior capacidade de geração de emprego do mercado. “Essa premiação se torna ainda mais importante nesse atual momento, pois, ainda com esse cenário, eles conseguem contribuir, de maneira significativa, para reduzir os índices de desemprego no Brasil”, disse.

O superintendente do Sebrae Bahia, Adhvan Furtado, definiu a premiação como um passo importante para o empresário perceber que está em um patamar merecedor da conquista. “É preciso estar focado que, mesmo sendo um micro ou pequeno empresário, é fundamental trabalhar, buscando a gestão de excelência, para ser cada vez mais eficiente, melhorando a produtividade e lucratividade, e sempre contando com o apoio do Sebrae”, concluiu.

O Prêmio MPE é uma realização do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Associação Baiana para Gestão Competitiva, com o apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), apoio institucional da Fieb, além da Rede QPC – Qualidade, Produtividade e Competitividade. (Informações: Fernanda Barros)

  Categorias: