Sem Terra ocupam e interrompem atividades na fábrica da empresa Suzano em Mucuri

Sem Terra ocupam e interrompem atividades na fábrica da empresa Suzano em Mucuri
13 junho 11:20 2016 Imprimir esta notícia

Contra o modelo de produção do agronegócio e em defesa da Reforma Agrária, 1,4 mil trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra ocuparam na madrugada dessa segunda-feira (13) a fábrica da empresa Suzano Papel e Celulose, localizada no município de Mucuri.

Com a ação, o comando os Sem Terra informam que repudiam o modelo de produção do agronegócio, por não contribuir com o desenvolvimento social, cultural e ambiental da região.  “A empresa só explora nossas terras, retirando as riquezas e exportando”, afirmam.

“A Suzano faz parte de um grupo de transnacionais, que quando chegaram na região implantaram a monocultura do eucalipto, suprimindo a diversidade de produção existente no território. Hoje, os produtos básicos estão vindo de fora e os preços subiram vertiginosamente”, dizem.

suzanomstd1E completam: “As poucas áreas cultivadas pelas famílias camponesas têm suas produções afetadas por causa da utilização indiscriminada de agrotóxicos, que estão contaminando os solos, os rios e o ar. Além disso, a monocultura do eucalipto está provocando o êxodo rural de milhares de famílias camponesas e povos originários”.

De acordo com a direção nacional do MST, a atual proposta de ampliação da fábrica busca triplicar sua produção e utilizar eucalipto transgênico, que aumentará de maneira significativa os problemas sócio-ambientais, que já vem causando há décadas na região. Não foi informado por quanto tempo os Sem Terra desejam permanecer ocupando a fábrica da Suzano. (Por Ronildo Brito)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.