Teixeira faz 33 anos e a Viação Santa Clara brinda lhe oferecendo mais segurança e inovação pelo desenvolvimento coletivo da Cidade

Teixeira faz 33 anos e a Viação Santa Clara brinda lhe oferecendo mais segurança e inovação pelo desenvolvimento coletivo da Cidade
03 maio 12:27 2018 Imprimir esta notícia

Neste dia 9 de maio de 2018, o município de Teixeira de Freitas completa 33 anos de emancipação político administrativa e a Viação Santa Clara completa 32 anos de vida e de estreita relação com o povo teixeirense. A cidade e a empresa crescem juntas e se mantém unidas e de mãos dadas em favor do desenvolvimento coletivo do município, ligando e transportando o seu povo no dia a dia da evolução local.

A Viação Santa Clara de Teixeira de Freitas é uma das empresas de transporte coletivo de maior referência do interior do Brasil. A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida que a empresa faz questão de se comprometer. Investe cada vez mais na redução do tempo de espera, na melhoria do transporte público com ônibus novos e modernos e, consequentemente, na mobilidade urbana da cidade.

sand17A missão da Viação Santa Clara é encantar os seus clientes para que possam confiar suas vidas em suas mãos, tendo como princípios a segurança e o atendimento exemplar. Trata-se de uma empresa reconhecida como referência por sua excelência operacional em transporte. A Viação Santa Clara valoriza as pessoas e acredita na energia, determinação e competência delas. É uma empresa que promove a integração, o diálogo e o trabalho em equipe.

Respeito à Vida

sand16A Viação Santa Clara respeita a vida como elemento básico. Investe muito em tecnologia e capacitação para que o seu cliente e os seus colaboradores confiem suas vidas em suas mãos. É uma empresa que cria alternativas criativas, com viabilidade econômica e excelência operacional. Faz questão de conhecer as pessoas e os processos, indicar falhas, analisar possibilidades e propor soluções. Busca o novo e acredita no desenvolvimento humano e tecnológico. Por isso, está sempre promovendo mudanças e obtendo excelência em seus serviços prestados.

sand15A Viação Santa Clara aceita os riscos e respeita as decisões, diferenças, sentimentos, autonomias, mudanças, futuro e o meio ambiente. A sua política de qualidade é atender aos requisitos aplicáveis aos processos e a melhoria contínua dos serviços com: transporte seguro, aumento da satisfação dos clientes e colaboradores, pontualidade, cumprimento das viagens sem defeitos ou quebras, limpeza dos ônibus, atendimento e educação dos motoristas, auxiliares e vendedores.

O passageiro com benefício da gratuidade

sand14A empresa Viação Santa Clara circula diariamente 70 bairros de Teixeira de Freitas e atende mais de 500 pontos de ônibus coletivo. São mais de 220 colaboradores e uma frota de 70 veículos novos e acessíveis a todas as idades e as pessoas com limitações físicas. Desde abril de 2013 que a Viação Santa Clara adaptou toda sua frota e passou oferecer ao idoso acima de 65 anos a gratuidade acompanhada do direito de explorar qualquer local do ônibus, cujo direito é estendido a todas as outras pessoas que também possuem o benefício da gratuidade no transporte coletivo, seja por força de Lei ou portador de carteirinha expedida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que é o órgão gerenciador do direito ao passe livre.

Transporte Integração

sand13Desde 2014 que a Viação Santa Clara implantou o bilhete único por meio do serviço integração. Com um único bilhete eletrônico o passageiro tem direito a sair da zona Leste e chegar à zona Oeste, trocando de ônibus no Terminal Urbano. E o passageiro poderá sair da zona Norte, baldear no Terminal e seguir para zona Sul pagando um único bilhete. Para a comerciária Marlene Santos Borges, 25 anos, que mora no bairro Estância Biquíni (zona Oeste) e trabalha numa loja na BR-101 (zona Leste), à tarifa única beneficia quem mora mais longe, como ela.

sand12A dona de casa Celma Silva Bonfim, 46 anos, que reside no bairro Colina Verde (zona Norte) trabalha no Polo Industrial, no extremo da zona Sul da Cidade, revela que de fato, pessoas de menor poder aquisitivo acabaria por sentir as viagens curtas caras demais, espantando uma parcela dos usuários, mas o projeto do Cartão Popular da Viação Santa Clara dentro do serviço de integração das linhas, facilitou demais o passageiro que consegue sair de uma ponta da cidade e chegar à outra com uma única passagem ao se utilizar da conexão. A Viação Santa Clara possui três tipos de bilhetes para o seu usuário.

Vale Transporte

sand11O Vale Transporte é geralmente comprado em lotes por pessoas jurídicas. É quando as empresas adquirem os vales para cumprimento das suas políticas internas com os seus funcionários, no entanto, nada impede que uma pessoa física também se cadastre e solicite a sua quantidade de vale transporte.

Cartão Popular

sand10O Cartão Popular é um bilhete eletrônico que você pode recarregar seus créditos quando e onde quiser. Com uma única passagem eletrônica o passageiro consegue atravessar duas roletas coletivas, justamente dando o direito ao usuário a desfrutar do “transporte integração”, com a oportunidade de pegar dois ônibus com uma única passagem.

Passe Estudantil

sand9O Passe Estudantil é outra modalidade de passagem eletrônica que a Viação Santa Clara disponibiliza aos seus passageiros pagando apenas 50% do valor da passagem. Todo e qualquer estudante, desde que comprove com a “carteira estudantil” pode comprar suas passagens do transporte coletivo em Teixeira de Freitas pagando apenas a metade do valor e também obtendo o direito do serviço integração.

Garanta a sua Integração

sand8A Viação Santa Clara implantou no centro da cidade o seu mais novo ponto de recarga, para quem deseja recarregar seu cartão de passagens coletivas. O valor da recarga quem decide é o passageiro. E existe até a promoção que o cliente recarrega com 10 passagens e ganha uma. Lembrando que cada passagem dar ao direito de embarcar em dois ônibus na cidade pelo “serviço integração”. O novo ponto de recarga da Viação Santa Clara fica em frente ao Terminal Urbano, na Praça da Bíblia, ao lado da Sorveteria Chiquinho Sorvetes.

Acesse o aplicativo e encontre o horário do seu ônibus

sand7A Viação Santa Clara disponibiliza gratuitamente aos seus usuários o aplicativo Line Bus que você pode baixar no seu celular pelo App Store ou pelo Google Play, mas é necessário internet para você atualizar o programa uma vez ou outra. Neste aplicativo o passageiro terá disponível no seu aparelho de celular todos os horários de ônibus disponíveis nos mais de 500 pontos de ônibus espalhados pela cidade de Teixeira de Freitas. E uma vez baixado, nem precisa de internet para o passageiro acessar o aplicativo e encontrar o horário do seu ônibus e tantas outras informações importantes que são disponibilizados no recurso.

Contrapartida Social e Cultural

sand6A empresa Viação Santa Clara conduz suas atividades conforme o seu Sistema de Gestão Integrada estabelecido, buscando a sua eficácia e melhoria contínua para o sucesso da empresa e a satisfação dos seus clientes e colaboradores. Para a Viação Santa Clara responsabilidade social não é uma preocupação recente. Desde que começou a transportar vidas, se preocupou com o mais importante: as pessoas. Acreditando que compromisso real é falar menos e fazer mais.

Há quase 20 anos a empresa é parceira da Casa da Criança Renascer, instituição que ampara e cuida de crianças desamparadas em situação de risco em Teixeira de Freitas. A empresa também é parceira histórica do Projeto Dando Corda Paz e Bem, um projeto vitorioso e de grande importância social na formação cidadã das crianças e que é dirigido pela Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental das Irmãs Franciscanas do Senhor que abriga vários projetos sociais para as crianças e famílias do bairro Ulisses Guimarães.

Aliança com o Meio Ambiente

sand5A Viação Santa Clara é também uma importante aliada do meio ambiente, instituindo política regional ambiental com participação em programas de preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental, dando condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança da região e à proteção da dignidade da vida humana. Tanto que somente em 2017, além de tantos outros prêmios e certificações já auferidos, a Viação Santa Clara recebeu o Troféu Suzano Papel e Celulose de Silvicultura, pela sua participação em estudos regionais nos métodos naturais e artificiais de regeneração e melhoramento dos povoamentos florestais e que compreende o estudo botânico das espécies, além da identificação, caracterização e prescrição da utilização das madeiras.

Ainda em 2017, a Viação Santa Clara foi condecorada com o “Troféu Amiga da Floresta” concedido pelo Programa Arboretum de Conservação e Restauração da Diversidade Florestal e pela Fundação José Silveira, por ter se destacado, também, quando o assunto é sustentabilidade no mundo dos negócios, preocupada em conciliar desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente, entendendo que o quanto antes as empresas derem conta da importância de se tornarem “amigas do meio ambiente”, maiores são as suas chances de competirem no novo cenário que se impõe, moral e social.

Exemplo Nacional

sand4Na edição nº 140, ano 33, do mês de março de 2018, a Viação Santa Clara de Teixeira de Freitas foi destaque na Revista “Eu Rodo” que trouxe o tema: “Qualidade nas cidades”. A “Eu Rodo” é a revista corporativa do Grupo Volvo no Brasil e que circula desde 1982 e é uma das mais tradicionais publicações do setor de transporte do país. Numa época que a mobilidade urbana se torna ainda mais necessária e ganha às discussões no dia a dia das pessoas, estando presente inclusive na reivindicação das vozes nas ruas, destacar o trabalho de uma empresa de ônibus que presta serviços com qualidade é tão importante quanto denunciar as companhias que ainda deixam muito a desejar no atendimento à população. Por isso que a Revista “Eu Rodo” colocou a Viação Santa Clara no topo como uma empresa referência no interior do Brasil ao lado da Expresso Lorenzutti, de Guarapari (ES), porque possuem operações que servem de modelo para melhorar o deslocamento das pessoas.

A Viação Santa Clara seguem padrões internacionais atualizados de prestação de serviços e de ações que trazem benefícios à natureza, na qualidade da prestação de serviços e ações de respeito ao meio ambiente. A Viação Santa Clara tem estas práticas reconhecidas novamente com bases nos mais recentes padrões internacionais que devem ser adotados pelas empresas. A empresa foi analisada pela revista “Eu Rodo” em diversos aspectos como prestação de serviços aos passageiros, organização da empresa de ônibus, investimentos, segurança dos usuários, política da passagem, acessibilidade, mobilidade, conduta dos profissionais, conscientização dos colaboradores, como são descartados resíduos provenientes da operação e manutenção dos veículos, o sistema de reuso da água, ações de combate ao desperdício, departamento de qualidade, entre outros.

sand3Investimentos na modernidade da frota

Recentemente a empresa adquiriu ônibus Volvo B270F para revitalizar suas operações urbanas em Teixeira de Freitas. A conquista dos B270F faz parte de uma estratégia para melhorar o serviço urbano da Viação Santa Clara, com inovação e modernidade”, diz Kleberson Cecato que, ao lado dos irmãos Victor e Alcinéia, dirige a viação fundada por seus pais Victorino (In memoriam) e Aurise Frasson Cecato. A empresa opera o transporte de passageiros de Teixeira de Freitas desde o ano de 1986, ao substituir a extinta Expresso São Jorge, do Grupo Águia Branca, hoje à cidade tem 162 mil habitantes e é o 7º maior município do interior da Bahia.

A Viação Santa Clara adquiriu mais 10 ônibus B270F com suspensão a ar. É a quarta compra de veículos da marca pela empresa, com frota de 70 ônibus, 30% Volvo. “É um veículo muito equilibrado e mostrou isso de forma muito clara nos testes que fizemos”, explica Victor Cecato. “As condições comerciais para a aquisição também foram muito atraentes”. A empresa se sobressai por um programa de alta performance no controle de custos da frota. Os novos B270F são decisivos para manter a qualidade e a eficiência do programa.

sand2O modelo possui configuração 4×2 que permite atender a uma ampla gama de carrocerias nacionais voltada para os segmentos urbano, rodoviário e de fretamento. Trata-se de um modelo com motor dianteiro que está conquistando a preferencia na classe dos semipesados. “Com este modelo reforçamos nosso compromisso de desenvolver soluções que atendam as suas necessidades e que garantam a qualidade de vida no transporte de passageiros em Teixeira de Freitas”, afirmou o administrador Kleberson Cecato. Este modelo de ônibus coletivo reduz sensivelmente os níveis de vibração e ruído da própria suspensão, oferecendo um maior conforto e segurança aos motoristas e seus passageiros, graças à tecnologia utilizada pela montadora que confere a estabilidade total do veículo e ainda mantém a sua altura nivelada.

Ônibus com mais espaço para cadeirantes

sand1A nova frota da Viação Santa Clara também aumentou o espaço para cadeirantes. Hoje os cadeirantes podem trafegar de ônibus pela cidade sem enfrentar o constrangimento de serem carregados para o interior de veículos, que não oferecem condições de acessibilidade. Os novos ônibus elevadores hidráulicos e espaços para deficientes físicos e cadeirantes. O elevador, localizado no centro da carroceria, entre as portas de entrada e saída, tem a plataforma desenvolvida para alcançar a altura do meio-fio.

São ônibus com o símbolo internacional para portadores de deficiência estampado na lateral. A Viação Santa Clara ainda informa que os motoristas e cobradores foram treinados para lidar com o equipamento e com seus usuários. O aumento das vagas permite um ganho de autonomia e inclusão para os cadeirantes, que, muitas vezes, precisavam esperar por outro ônibus, caso o local destinado à cadeira de rodas já estivesse ocupado por alguém.

Segurança ao passageiro

sandO empresário Victor Cecato diz que, em momentos de crise, é fundamental operar com equipamentos que quebrem menos e otimizem o custo operacional e ofereçam mais segurança o passageiro. E salienta outra característica dos veículos da marca: são robustos. O empresário lembra que a primeira compra Volvo foi em 2012, ônibus para operação de fretamento florestal. “Precisava de um carro com motor mais forte”, conta.

A Viação Santa Clara nasceu em 1986 para atender o serviço de transporte urbano do recém-emancipado município de Teixeira de Freitas. Atua também com fretamento florestal, turismo e linhas distritais e interestaduais. A empresa tem um programa interno de qualificação profissional que atinge 100% dos funcionários tanto na área humana quanto tecnológica. (Por Athylla Borborema)

  Categorias: