Temóteo Brito assina em Brasília termo de adesão para implantar internet via satélite em Teixeira de Freitas

Temóteo Brito assina em Brasília termo de adesão para implantar internet via satélite em Teixeira de Freitas
13 março 10:09 2018 Imprimir esta notícia

O prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito (PSD), assinou nesta segunda-feira (12/03), em Brasília, em cerimonia com presidente Michel Temer e com o ministro Gilberto Kassab, do MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o contrato de adesão da conquista do projeto “Internet para Todos” do Governo Federal que vai contemplar os bairros da cidade e distritos do município com internet banda larga gratuita para a população teixeirense.

Na cerimônia compareceram 2.471 prefeitos e prefeitas para assinar o termo de adesão ao programa que oferecerá conexão à internet banda larga aos municípios. Além do prefeito Temóteo Brito, o prefeito de Nova Viçosa Manoel Costa Almeida, o “Manoelzinho” (DEM), também assinou o termo de adesão. Entre os 300 municípios brasileiros que primeiro receberão as antenas que permitirão a conexão a partir de maio, estão Teixeira de Freitas e Nova Viçosa. Segundo o governo, neste primeiro momento 40 mil localidades em 2.766 municípios do país serão beneficiadas.

O prefeito Temóteo Brito que esteve assinando o termo de adesão na companhia do presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR) -, disse que o programa “Internet para Todos” chega a Teixeira de Freitas numa boa hora e colocará a cidade num mundo moderno, porque levará a banda larga para toda zona urbana do município e beneficiará diretamente as escolas públicas, postos de saúde, unidades policiais e outros organismos públicos onde o cidadão precisa de serviço humanizado e eficiente.

A intenção do programa é garantir banda larga a todas as escolas públicas do país, com a previsão de beneficiar 7 mil escolas ainda em 2018. A velocidade da internet do programa será “bastante grande”. Algo 40 vezes superior ao que existe hoje, disse o ministro Kassab. A conexão será viabilizada pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias (SGDC), em órbita desde maio de 2017 e recebeu, desde então, R$ 3 bilhões em investimentos.

Conforme o presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Agnaldo da Saúde, precursor da demanda e autor da proposição que conquistou o projeto “Internet para Todos” junto ao MCTIC por meio da SAF – Secretaria Nacional de Assuntos Federativos da Presidência República, da qual pasta o baiano Paulo Câmara é o titular -, disse que a Prefeitura garantirá a segurança do terreno onde a antena será instalada, bem como arcar com as despesas de energia elétrica que a operação consumir e, explica que uma opção do prefeito Temóteo Brito é encaminhar à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que isente a operação da cobrança de Imposto sobre Serviços (ISS) e Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de maneira a baratear a execução do programa. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: