Temóteo Brito e Agnaldo da Saúde participam de ordenação do novo bispo da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas

Temóteo Brito e Agnaldo da Saúde participam de ordenação do novo bispo da Diocese Teixeira de Freitas/Caravelas
15 janeiro 13:45 2018 Imprimir esta notícia

A tão esperada ordenação episcopal do novo bispo da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, Dom Jailton Lino, aconteceu nesse último sábado, dia 13 de janeiro, em Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Entre os convidados estiveram presentes o prefeito Temóteo Brito (PSD) e o vereador e presidente da Câmara de Teixeira de Freitas, Agnaldo da Saúde (PR).

A cerimônia religiosa contou com a presença de 18 bispos e foi marcada por cantorias em italiano, canções do Rio Grande do Sul (Querência Amada), cantada pelo próprio ordenado. Diante de uma multidão de fiéis vindos de diversos pontos do país, Dom Jailton Lina, de 52 anos, foi ordenado bispo. A Serra Gaúcha assistiu a chegada de mais um de seus bispos em cerimônia celebrada no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Dom Jailton faz parte da Congregação Pobres Servos da Divina Providência e atuará como titular da Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas, na Bahia, retornando ao Estado em que nasceu.

bispod3Falando da ordenação do Bom Jailton Lino, que chega em definitivo ao município de Teixeira de Freitas no início do próximo mês de fevereiro, o prefeito Temóteo Brito fez questão de reafirmar a sua intenção de apoiar o novo líder religioso durante seus trabalhos frente à Diocese. “Além de um grande líder, Dom Jailton é um entusiasta de Teixeira de Freitas e região. Após sua ordenação, já estamos todos ansiosos por sua posse”, disse.

Já o vereador Agnaldo Teixeira Barbosa ‘Agnaldo da Saúde’ (PR), falou de sua alegria em participar da ordenação do novo bispo e também de seu encantamento com o respeito da Igreja Católica em relação ao líder religioso. “Foi um grande acontecimento, marcado pela beleza e emoção. Me senti lisonjeado de ter participado do evento e mais ainda poder acompanhar a designação do novo bispo do nosso município”, falou.

bispod7A cerimônia teve duração de mais de duas horas e foi transmitida para rádios de todo país. O encerramento da celebração foi tão simbólico quanto o resto da manhã: Dom Jailton, emocionado e conduzido por Dom Itamar e Dom Jaime, passou pelo Santuário abençoando os fiéis.

bispod6Biografia

Foi ordenado sacerdote em 17 de dezembro de 1988 em Feira de Santana. Formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e em Psicologia pela Unisinos. Ele tem também pós-graduação em Psicopedagogia do Acompanhamento de Jovens e Adolescentes e MBA em Gestão Hospitalar.

Exerceu, em boa parte da sua vida, atividades no setor de Formação da Congregação Pobres Servos da Divina Providência, sendo formador nas diversas etapas, Aspirantado e Postulado. Foi Mestre dos Noviços de 2006 a 2008 e no setor de Gestão, acompanhando diretamente as atividades da Delegação. Exerceu o cargo de vice provincial de 2003 a 2008 e foi Delegado Provincial de 2008 a 2014. Atualmente, exercia o cargo de Ecônomo e Conselheiro da Delegação Nossa Senhora Aparecida.

Ele escolheu o Santuário de Caravaggio como cenário da ordenação por motivação pessoal, já que tem uma ligação forte com o Santuário e com a Serra Gaúcha. (Por Ronildo Brito)

  Categorias: