Temóteo Brito recebe cúpula da FIEB e da SUZANO para vistoria nas obras do SESI/SENAI em Teixeira de Freitas

Temóteo Brito recebe cúpula da FIEB e da SUZANO para vistoria nas obras do SESI/SENAI em Teixeira de Freitas
09 março 10:17 2018 Imprimir esta notícia

Na manhã desta quinta-feira (08/03), o prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD) com os vereadores e secretários municipais receberam a cúpula da FIEB – Federação das Indústrias do Estado da Bahia, da empresa Suzano Papel e Celulose S/A., membros do Ministério Público Federal do Trabalho e autoridades políticas do estado, como o deputado estadual Carlos Robson “Robinho” (PP), prefeitos da região e vereadores dos municípios vizinhos para uma vistoria nas obras de construção do centro de formação da unidade integrada do Serviço Social da Indústria e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi/Senai) (Sistema FIEB, SESI, SENAI e IEL) em Teixeira de Freitas.

Foto 02Primeiro houve uma recepção no auditório da Pousada Lord e depois os convidados foram até o local da obra. A obra é fruto de um acordo firmado pelo Ministério Público Federal do Trabalho (MPT) com a Suzano Papel e Celulose para encerrar uma ação civil pública contra a terceirização nas operações da empresa na região. Os R$2 milhões que a Suzano teve que pagar a título de indenização foram aplicados na aquisição do terreno e construção da unidade. Coube ao SESI e ao SENAI investirem mais 1,5 milhão nas obras de construção, equipar e manter o centro de formação. A unidade atenderá também a população dos municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Medeiros Neto, Itamaraju e Mucuri.

Foto 03Conforme Jurandir Chandler da Luz, gerente de unidade do SENAI, o projeto terá um investimento de R$ 3,5 milhões e toda a estrutura está sendo implantada na Avenida São Paulo, ao lado do Shopping PátioMix, numa área total de 6.158m² e as obras devem durar 10 meses. O projeto visa ser um moderno centro de educação formal e profissional no extremo sul da Bahia. A expectativa é que 2.500 jovens sejam atendidos na unidade durante os dois primeiros anos de funcionamento.

Foto 04“Estamos bastante entusiasmados com essa parceria. Ela consolida o nosso compromisso com essa importante região para a nossa operação e reafirma nosso compromisso com a educação e com a qualificação profissional. A chegada do SESI e do SENAI vai formar profissionais para atuarem nas mais diversas áreas e indústrias do extremo sul. Além de oferecer educação formal, a unidade capacitará mão de obra para aproveitamento nas unidades industriais da região”, comemorou a executiva Mariana Lisboa, diretora nacional de Relações Institucionais da Suzano Papel e Celulose.

O prefeito de Teixeira de Freitas, Temóteo Alves de Brito, abonou a vocação do município como polo de educação e elogiou a iniciativa da construção da Unidade do SESI/SENAI como um fator para impulsionar o desenvolvimento regional. “Se não discutirmos a educação e a formação de mão de obra, isso pode ser um limitador para o desenvolvimento. Precisamos de estratégias para colocar a nossa cidade no patamar que a população espera e essa iniciativa colabora para melhorar a qualificação das pessoas, tendo como consequência a redução das desigualdades sociais”, destaca Temóteo Brito.

Foto 05De acordo com mapeamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDE), a região de Teixeira de Freitas possui 407 indústrias e emprega mais de 5 mil trabalhadores. Conforme o perfil da mão de obra local é evidente a mostra que existe demanda para dois tipos de formação: elevação da escolaridade formal e da qualificação profissional. A unidade do Serviço Social da Indústria e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi/Senai) será completamente voltada para educação de jovens e adultos.

Foto 06Segundo o engenheiro civil Diogo Gonçalves, profissional responsável pela execução das obras que começaram desde janeiro e com previsão de termino em outubro, a unidade terá três prédios e um deles terá seis salas de aula, um laboratório de informática e outro multiuso de 225 metros quadrados. O empreendimento terá 1.670 metros quadrados de área construída numa área de 6.158m². A atuação do SENAI deverá produzir resultados positivos e concretos no que se refere à melhoria da qualificação profissional na região com “melhora da produtividade, aumento das possibilidades de geração de emprego e renda e incremento da inserção de jovens no mercado de trabalho”, afirmou. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: