Temóteo Brito se reúne com Carlos Andrade para selar implantação do SESC em Teixeira de Freitas

Temóteo Brito se reúne com Carlos Andrade para selar implantação do SESC em Teixeira de Freitas
07 fevereiro 11:32 2018 Imprimir esta notícia

O prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD) se reuniu em Salvador na manhã desta terça-feira (06/02), com o presidente da FECOMÉRCIO – Federação do Comércio SESC/SENAC da Bahia, Carlos de Souza Andrade para assinar o acordo final que vai autorizar a construção do Serviço Social do Comércio (SESC) na cidade de Teixeira de Freitas.

A pauta principal foi a deliberação sobre o início das obras do SESC – Serviço Social do Comércio, que será sediado no Loteamento Paraiso, na zona oeste da cidade e trata-se do mais importante órgão profissionalizante do país e um dos maiores programas de desenvolvimento social do mundo, que foi fundado no dia 13 de setembro de 1946 com o objetivo de atender as necessidades urgentes dos trabalhadores do comércio.

A implantação do SESC em Teixeira de Freitas foi uma conquista do SINCOMÉRCIO – Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Teixeira de Freitas, CDL, ACE e SINDEC que buscaram o projeto em 2011, quando a Prefeitura Municipal na ocasião da gestão do saudoso Padre Apparecido Rodrigues Staut promoveu a doação de 50% do terreno e o empresário Tabajara Soares Marques fez a concessão dos outros 50% da área. O SESC alega que a obra só não iniciou anteriormente porque o município não cumpriu a sua parte que é promover o asfaltamento do trecho que liga a BA-290 ao local do projeto.

Na segunda-feira do dia 9 de outubro de 2017, o prefeito Temóteo Brito, o presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR) e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Flávio Guimarães de Pádua se reuniram com o presidente da FECOMÉRCIO, Carlos de Souza Andrade onde trataram sobre o início das obras do SESC e em contrapartida o chefe do Executivo fez o compromisso de iniciar o asfaltamento até o local para que a estrutura do SESC comece a ser implantada. Já o novo encontro foi para selar a viabilidade da obra o quanto antes.

Conforme o prefeito Temóteo Brito trata-se de um investimento na ordem de R$ 18 milhões numa unidade que irá assegurar as potencialidades das pessoas, contribuir para a formação e crescimento da cidadania e promover o bem-estar da sociedade teixeirense. Em 2011 quando se iniciou o sonho e, em 2012 quando se implantou a pedra fundamental do SESC em Teixeira de Freitas, os precursores do projeto foram: Flávio Guimarães que era presidente do Sincomércio na época e hoje é o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico. O empresário Tabajara Marques que doou 50% da área e hoje é o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos. E o deputado estadual Temóteo Brito que hoje é o prefeito do município. E 7 anos depois, os mesmos atores estão juntos novamente e em posições privilegiadas para concretizarem o projeto.

O local da construção do SESC é de 26.511,88 metros quadrados e com 70% do seu tamanho construído, numa privilegiada área com uma belíssima vista para a foz do rio Itanhém, dentro do Loteamento Paraíso, na zona-oeste da cidade de Teixeira de Freitas. Em um local propicio para a melhor morada da cidade em razão da proximidade com o verde, vista ampla, excelente ventilação e de frente para o Parque Florestal das Pedras. Uma localidade que está a menos de 10 minutos do centro da cidade.

Segundo o prefeito Temóteo Brito, o SESC Teixeira de Freitas terá infraestrutura completa, com equipamentos modernos e acesso facilitado, com Centros de Atividades, Restaurante, Teatro com 594 cadeiras, Biblioteca, Consultórios Odontológicos, Parque Aquático, Centro de Hospedagem, Auditório, Centro Educacional com 7 salas convencionais, Laboratórios de Informática, 2 Quadras Poliesportivas Cobertas, além das Unidades Móveis de Odontologia e Biblioteca, pelas quais serão desenvolvidas ações em trabalhos com grupos, ação comunitária, educação infantil e fundamental, educação complementar, cursos de valorização social, apresentações artísticas, desenvolvimento artístico-cultural, desenvolvimento físico-esportivo, recreação, turismo social, nutrição, odontologia e educação em saúde, dentre outras. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: