Uberlândia Pereira delibera em Brasília novos programas “Luz para Todos” destinados às famílias rurais de Jucuruçu

Uberlândia Pereira delibera em Brasília novos programas “Luz para Todos” destinados às famílias rurais de Jucuruçu
02 agosto 22:27 2018 Imprimir esta notícia

A prefeita Uberlândia Carmos Pereira (PSD), passou a semana em Brasília cumprindo alguns compromissos de agenda oficial na busca de novos recursos públicos para o município de Jucuruçu. Na companhia da secretária Municipal de Educação, a pedagoga Carmem Pereira, a prefeita Uberlândia Pereira se reuniu com os diretores do “Programa Luz para Todos” e, na pauta, a implantação de novas etapas do Programa Luz para Todos, do Governo Federal, em comunidades do município de Jucuruçu.

No Ministério de Minas e Energia, a prefeita Uberlândia Pereira se reuniu com diretor nacional do Programa Luz para Todos, Flamarion Souza Matos, com o vice-diretor Paulo Cerqueira e com a chefe de gabinete Aydê Maria Etchebehere de Souza. De acordo com Uberlândia Pereira, a meta é fazer com que todas as residências do município de Jucuruçu tenham o suporte de energia elétrica. “Ampliamos bastante nossa cobertura, mas algumas regiões ainda estão sem energia. O Programa Luz para Todos é um excelente projeto, que precisamos retomar em muitas áreas rurais de Jucuruçu”, disse a prefeita.

ubed2Dentre as demandas apresentadas pela prefeita Uberlândia Pereira, ela requereu a retomada de alguns serviços já iniciados pelo Governo Federal e a implantação do projeto em outras regiões e comunidades estudantis ainda sem energia elétrica. Dentre as áreas: Córrego da Prata, Fazenda João Onofre, trecho Roquegon até Boa Nova, Comunidade Gado Bravo, Córrego da Tubatinga, Córrego da Lixa, regiões rurais próximas dos povoados de Sombra da Tarde e Água Limpa, regiões rurais de Monte Azul, ampliação elétrica do povoado de São João da Boa Nova. Projeto em elaboração de eletrificação rural das comunidades estudantis Escola Municipal Chapeuzinho Azul, Escola Municipal Caravan, Escola Municipal Rui Barbosa e a região da Escola Municipal Fantasia.

ubed1Segundo a prefeita Uberlândia Pereira, o município de Jucuruçu está com todos os seus cadastros aprovados junto ao Programa “Luz Para Todos” do Governo Federal, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e operacionalizado pela Eletrobras. “O nosso objetivo é atender a demanda das propriedades rurais que ainda não possuem energia elétrica. É um orgulho fazer parte desta conquista, por isso acompanhamos o início das implantações de outros projetos já executados e agora estamos batalhando a conquista de outros programas para que possamos contemplar outras famílias rurais e, de certa forma, estamos muito felizes com a concretização do sonho de centenas de famílias jucuruçuenses”, disse Uberlândia.

FNDE

ubed5A prefeita Uberlândia Pereira, também acompanhada da sua secretária Municipal de Educação, Carmem Pereira, se reuniu no FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, órgão do Ministério da Educação, com a equipe do presidente Silvio de Sousa Pinheiro. Numa reunião com Rodrigo de Oliveira Santos Rossi, assessor especial do presidente do FNDE, a prefeita Uberlândia Pereira deliberou sobre novos recursos no setor educacional do município de Jucuruçu.

ubed4Dentre os assuntos esteve uma consulta em que a prefeita Uberlândia Pereira foi fazer propondo oficialmente ao FNDE para concluir com recursos próprios, uma Creche Pró-Infância Tipo B que está com a obra paralisada nas imediações da Escola Municipal Cecília Meirelles, na sede do município, ocasionada por problemas nas empresas responsáveis pela execução. A prefeita agora aguarda uma resposta oficial do FNDE sobre o entendimento e se a reposta for sim sobre a possibilidade de mudança ou alteração no termo de compromisso PAC29224/2014, o município de Jucuruçu assume a conclusão da obra com recursos próprios, utilizando dinheiro do processo precatório oriundo do FUNDEF visando garantir mais acesso de crianças à educação infantil e evitando desperdício de recursos públicos. A gestora ainda consolidou a aquisição de três novos ônibus escolares, cujo dinheiro já foi depositado na conta da Prefeitura Municipal para comprar os veículos com o objetivo de renovar a frota dos ônibus escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais de Jucuruçu.

Saúde Pública

ubedNo Congresso Nacional, a prefeita Uberlândia Pereira ainda se reuniu com o deputado federal Mário Negromonte Junior (PP), presidente da Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados. Na pauta uma interlocução de maior atenção para com o município de Jucuruçu, inclusive com a  liberação de emendas parlamentares e a  interferência do deputado junto ao Ministério da Saúde na aquisição de novas duas ambulâncias e quatro gabinetes odontológicos, inclusive um gabinete odontológico móvel para atendimento às comunidades rurais mais distantes da zona urbana de Jucuruçu. (Por Athylla Borborema)

  Categorias: