UPA 24h deve ficar pronta em março e terá capacidade para 300 atendimentos/dia em Teixeira de Freitas

UPA 24h deve ficar pronta em março e terá capacidade para 300 atendimentos/dia em Teixeira de Freitas
04 fevereiro 10:52 2016 Imprimir esta notícia

A construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas do município de Teixeira de Freitas, que está sendo edificada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no bairro Jardim Liberdade, na zona oeste da cidade, deve ficar pronta até o próximo mês de março, quando será disponibilizada para ser mobiliada e equipada.

A unidade de Teixeira de Freitas é do porte-II e recebeu um investimento somente nas obras do prédio na ordem de R$ 2.572.985,00. A UPA terá capacidade para atender até 300 pacientes por dia e foi construída nas proximidades do Hospital Municipal e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192).

Conforme Eujácio Dantas, secretário municipal de Saúde, na unidade a população terá atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, para problemas como pressão e febre alta, fraturas, cortes e até mesmo infarto e derrame. A unidade terá 10 leitos para observação, sala de exames (como raio-x, eletrocardiografia) e laboratório de exames.

upad1De acordo com o prefeito João Bosco Bittencourt (PT), a UPA 24h garantirá dignidade no atendimento às urgências e emergências, com rapidez e qualidade. “A ideia é que a unidade seja capaz de resolver os casos de urgências e emergências, desafogando o Hospital Municipal, para onde serão encaminhados somente os pacientes com a devida necessidade.  A construção da UPA é uma conquista do Governo Municipal, que garantiu a contrapartida necessária junto ao Governo Federal, que está investindo mais de R$ 2,5 milhões”, assegurou João Bosco.

O prefeito ainda informa que a UPA absorverá cerca de 60% da demanda de Pronto Socorro do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. A UPA segue o projeto do Ministério da Saúde e conta com salas específicas para diversos tipos de atendimento. A Unidade terá sala de Raio X, laboratório, sala para eletrocardiografia, sala para gesso e imobilização, sala de sutura, farmácia, salas de exame e observação.

Ao mesmo tempo, acontece o trabalho de requalificação da Atenção Básica, o que garantirá à população a melhoria global do atendimento SUS, fruto da articulação entre Governo Municipal e Governo Federal. Já foram reformadas 12 Unidades Básicas de Saúde – ESF, e entregues à população. Outras 12 Unidades Básicas estão sendo construídas no padrão do Ministério da Saúde. Além do Complexo 3 em 1 que foi entregue recentemente para os moradores dos bairros Luiz Eduardo Magalhães, Nova Teixeira e Residencial Ramalho.

upadAs Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência dos hospitais, que em conjunto com as unidades hospitalares ela compõe a rede organizada de Atenção às Urgências. (Por Athylla Borborema)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.