Valci Vieira propõe “Busto” na Praça da Prefeitura em homenagem ao patrono Teixeira de Freitas

Valci Vieira propõe “Busto” na Praça da Prefeitura em homenagem ao patrono Teixeira de Freitas
21 maio 12:11 2018 Imprimir esta notícia

Na sessão ordinário da Câmara Municipal na quarta-feira do último dia 16 de maio, o vereador Valci Vieira dos Santos (SD), presidente da Comissão de Cultura, Educação, Saúde, Lazer e Turismo do Poder Legislativo, apresentou uma indicação inédita e importante para o patrimônio cultural e histórico da cidade. O parlamentar propôs que seja afixado o busto do advogado e estatístico baiano Mário Augusto Teixeira de Freitas, na Praça da Prefeitura, como forma de homenagear o patrono do município.

Conforme o vereador Valci Vieira a construção e a preservação do patrimônio histórico-cultural é uma questão de cidadania e interessa a todos por se constituir em direito fundamental do cidadão e esteio para a construção da identidade cultural. Segundo ele, se constrói e se preserva um bem, não apenas pelo seu valor estético arquitetônico ou histórico, mas pelo significado que tem para a comunidade em que está inserida, para a formação de sua identidade cultural e para o exercício de cidadania.

O vereador Valci Vieira lembra que a figura de Mário Augusto Teixeira de Freitas foi, é e continua sendo muito importante e tem um grande valor histórico para o município de Teixeira de Freitas que se faz em memória coletiva e individual que a sociedade precisa preservar e divulgar. E que o busto de Mário Augusto Teixeira de Freitas em praça pública é uma atitude salutar em favor da valorização histórica e cultural da cidade, cujo símbolo trará para Teixeira de Freitas um significado histórico e turístico admirável, para que cada cidadão reveja seus conceitos e conheça a história de cada um dos monumentos, seja de sua cidade, de seu estado ou mesmo de seu país.

“Implantar o busco de Mário Augusto Teixeira de Freitas na Praça da Prefeitura é uma proposição que vai abrir caminho para valorizar o que temos de melhor na cultura histórica, porque este busto nos proporcionará grandeza e reconhecimento. A partir deste momento, seremos melhores, porque estaremos reconhecendo e valorizando nossa história e a nossa identidade cultural. E, além disso, abriremos caminhos para a implantação de outros bustos ou esculturas de saudosos homens e mulheres que contribuíram com a nossa terra, seja políticos, personalidades, escritores, poetas e artistas que promoveram a história da ciência política, da cultura, da educação ou da literatura local”, explicou Valci.

E o parlamentar acrescentou: “Queremos na realidade com esta proposição é embelezar a cidade e enriquecê-la culturalmente, afinal de contas, a cultura é a mãe da educação e é a identificação do homem com o meio no qual está inserido. É tudo que o homem produz. Conhecer a bagagem cultural de uma sociedade da qual é herdeiro torna o homem agente desta história e é através dela e da preservação que ele aprende a exercer a cidadania”, disse o professor, escritor e vereador Valci Vieira. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: