Vereador Berg delibera com comandante geral da PM e participa da condecoração da major Denice Santiago em Salvador

Postado por Teixeira News | 13 de março de 2018 16:19

O vereador Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg” (PSDB) se reuniu em Salvador, com o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Alves Brandão com o qual deliberou uma pauta com algumas reivindicações solicitando maiores instrumentos, mecanismos institucionais e possibilidades de maiores condições de trabalho para a Polícia Militar em Teixeira de Freitas.

Conforme o vereador Sargento Berg, foi possível dialogar com o comandante geral sobre a atual situação da violência urbana na cidade e mesmo com poucas condições de efetivo, veículos e logística, a Polícia Militar com suas outras corporações coirmãs tem dado uma resposta à altura a sociedade, contudo, se faz necessários o envio de mais viaturas, patrulhamentos especiais, aumento do efetivo e outras condições extras suplementares para a polícia ostensiva de Teixeira de Freitas.

bergd2[1]O vereador Sargento Berg ainda participou da homenagem feita a Major Denice Santiago que recebeu, em sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, nesta segunda-feira (12/03), a Comenda 2 de Julho. A homenagem foi proposta pelo deputado Marcelino Galo (PT), que destacou a importância do trabalho desenvolvido pela Polícia Militar na proteção às mulheres com a ronda, o Centro Maria Felipa e o programa Mulheres de Coragem que atendem mais de 5 mil mulheres na Bahia. Major Denice Santiago é a comandante da Ronda Maria da Penha na Região Metropolitana de Salvador há 3 anos, projeto reconhecido e premiado mundialmente.

Dentre as autoridades presentes, o comandante geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Alves Brandão; o ex-comandante geral, coronel Alfredo Braga de Castro; a secretária de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI), Fabya dos Reis Santos Assunção; a secretária de Políticas para as Mulheres (SPM), Julieta Palmeira; representações civis e de movimentos sociais. O evento ainda contou com a apresentação da “Banda A Mulherada” no plenário da Assembleia Legislativa. A Comenda 2 de Julho é a mais alta condecoração que o legislativo baiano pode outorgar a um cidadão ou uma cidadã e simboliza o sentimento motivador de libertação e emancipação do homenageado (a) e é concedida àqueles que contribuem para o desenvolvimento político e administrativo do Estado.

bergd1[2]Para o vereador Sargento Berg, a major Denice Santiago é uma das mulheres pioneiras a ingressar na PM, em 1990, quando a corporação recepcionou sua primeira turma feminina e, durante a cerimônia ela não escondeu a emoção ao receber a honraria ao considerar o momento “singular” e agradeceu as 1.889 mulheres dentre as mais de 5 mil em medidas protetivas no Estado. “O fundamental para os direitos humanos é a garantia da vida. E isso é o que nos ensina a major Denice Santiago, com sua atuação na Polícia Militar e à frente da Ronda Maria da Penha, com esse trabalho exemplar de medidas protetivas às mulheres, comprovando não haver divisão entre os direitos humanos e a polícia”, ressaltou o vereador Sargento Berg.

O vereador Berg informou que obteve do comandante geral, coronel Anselmo Brandão, que em no máximo 60 dias, depois de Feira de Santana, Juazeiro, Paulo Afonso, Vitória da Conquista, Itabuna, Senhor do Bonfim, Barreiras e Ilhéus, a major Denice Santiago desembarcará em Teixeira de Freitas para capacitar os primeiros policiais para a implantação da Ronda Maria da Penha na cidade. O parlamentar destaca a importância da oficial pela sua contribuição para “o desenvolvimento do Estado da Bahia, sobretudo na defesa da igualdade de gênero, contra o machismo e na luta pelo fim da violência contra as mulheres”.

bergd[3]O Sargento Berg acrescenta que além da Ronda Maria da penha, da qual é comandante há exatos três anos, ela é a fundadora também do Centro Maria Felipa, núcleo da PM direcionado para mulheres, e do programa “Mulheres de Coragem”, que envolve as mulheres assistidas com palestras, oficinas de arte e outras ações. É responsável, também, pela proteção de 629 mulheres ameaçadas por homens na Bahia.

“Este trabalho realizado pelas mulheres e homens da Polícia Militar da Bahia deve ser reconhecido por tudo que representa em nosso processo civilizatório, bem como por ser preciosa amostra de valorização institucional de uma polícia, como deseja a sociedade, comprometida com a cidadania e a dignidade da pessoa humana”, enfatizou o vereador Sargento Berg, que é o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Segurança Pública e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas. (Por Athylla Borborema).

Endnotes:
  1. [Image]: http://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/03/bergd2.jpg
  2. [Image]: http://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/03/bergd1.jpg
  3. [Image]: http://teixeiranews.com.br/wp-content/uploads/2018/03/bergd.jpg

Source URL: http://teixeiranews.com.br/vereador-berg-delibera-com-comandante-geral-da-pm-e-participa-da-condecoracao-da-major-denice-santiago-em-salvador/