Vereador Itamar Siqueira busca cursos profissionalizantes gratuitos para jovens de Mucuri

Vereador Itamar Siqueira busca cursos profissionalizantes gratuitos para jovens de Mucuri
23 abril 10:51 2018 Imprimir esta notícia

O prefeito José Carlos Simões e o vereador Itamar Siqueira Junior, ambos do PDT, se reuniram em Salvador com executivos dos SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, onde requisitaram cursos de aprendizagem industrial em nível básico e técnico para jovens da cidade de Mucuri e dos distritos e povoados do município. O prefeito Carlos Simões e o vereador Itamar Siqueira se reuniram com Patrícia Evangelista (gerente de educação do SENAI) e com Jurandir Chandler da Luz (gerente de unidade do SENAI).

Conforme o prefeito Carlos Simões, o mercado de trabalho está necessitando de profissionais capacitados, onde atualmente é muito comum se deparar com pessoas reclamando e afirmando que não existe espaço dentro do mercado de trabalho regional, quando na realidade o problema é o próprio profissional que não tem a capacidade técnica para assumir as vagas que estão em aberto. Para conseguir um curso de alta qualidade, nada melhor do que contar com uma instituição de ensino bastante conhecida entre os consumidores brasileiros, como no caso do SENAI, sendo considerada uma das instituições de ensino bastante conhecida e renomada no Brasil.

Para o vereador mucuriense Itamar Siqueira, a educação e a formação de mão de obra são essenciais na vida do jovem que sonha com o seu primeiro emprego, ressaltando a importância da valorização do ensino profissionalizante durante o transcorrer do ensino médio. E informa que no universo de 24 milhões de jovens no Brasil, apenas 3,4 milhões chegam à universidade. E foi pensando nesta estatística que foi buscar no SENAI, alternativas de se implantar em Mucuri, cursos profissionalizantes gratuitos para que o município contemple o maior número possível de jovens para que uma grande quantidade de profissionais surja em Mucuri.

De acordo com o vereador Itamar Siqueira, foi protocolado no SENAI um requerimento com uma lista de cursos, dentre eles: Viveirista Florestal, Mecânico de Grandes Máquinas, Ajudante de Fabricação na Indústria de Condimentos, Eletricidade Predial e Industrial com Noções em Automação, Beneficiamento de Peles e Couros. Além de curso Técnico em Eletromecânica, Aprendizagem Básica, Operador de Processos Industriais e Assistente Administrativo.

Segundo o vereador Itamar Siqueira que é assistente social por formação, o SENAI tem um papel fundamental muito importante em duas frentes, tanto na formação técnica e profissional, quanto nas atitudes cidadãs, ao preparar os alunos não somente para trabalhar, mas também na capacidade pessoal e na formação como seres humanos. Ele lembra que o curso do SENAI abre a visão do jovem de que a educação poderá lhe permitir crescer na vida. Até porque, o SENAI tem um diferencial muito grande: uma parte teórica muito boa e prepara o jovem para a vida acadêmica e profissional.

O gerente de unidade do SENAI, Jurandir Chandler da Luz informou que Mucuri entrará na lista de municípios beneficiados com cursos gratuitos profissionalizantes do SENAI, a partir da proposição do prefeito Carlos Simões e do vereador Itamar Siqueira. E lembrou que Teixeira de Freitas estará ganhando em dezembro de 2018, o Centro de Formação da Unidade Integrada do Serviço Social da Indústria e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Sesi/Senai) (Sistema FIEB, SESI, SENAI e IEL) que vai beneficiar os 13 municípios da região do baixo extremo sul, inclusive Mucuri.

A gerente de educação do SENAI, Patrícia Evangelista disse que a unidade está recebendo um investimento de R$ 3,5 milhões e toda a estrutura está sendo implantada na Avenida São Paulo, ao lado do Shopping PátioMix, numa área total de 6.158m² . O projeto visa ser um moderno centro de educação formal e profissional no extremo sul da Bahia. A expectativa é que 2.500 jovens sejam atendidos na unidade durante os dois primeiros anos de funcionamento, incluindo jovens do município de Mucuri. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: