Marcos Belitardo propõe distribuição de repelentes para grávidas em combate ao Aedes Aegypti em Teixeira de Freitas

Marcos Belitardo propõe distribuição de repelentes para grávidas em combate ao Aedes Aegypti em Teixeira de Freitas
16 julho 22:50 2017 Imprimir esta notícia

O vereador Marcos Gusmão Pontes Belitardo (PHS), apresentou uma indicação legislativa na Câmara Municipal que foi aprovada na sessão ordinária do último dia 12 de julho, autorizando ao Poder Executivo a viabilizar um projeto em caráter de urgência com a finalidade de disponibilizar repelentes para a população gestante beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, bem como àquelas usuárias grávidas da rede pública de saúde.

A proposição do vereador Marcos Belitardo visa que o município faça distribuição de repelentes para gestantes cadastradas no programa Bolsa Família, objetivando que os produtos combatem o Aedes Aegypti, pernilongos e outros mosquitos que também transmitem doenças nocivas a saúde pública.

Os produtos deverão ser distribuídos pela Secretaria Municipal de Saúde ou pela Secretaria de Assistência Social. Além disso, a proposição reza que deverá ser confeccionada uma cartilha com orientação para uso dos repelentes pelas mulheres. Orientando como as gestantes passem o repelente, em que período e os cuidados em uso nas crianças inferior a 12 anos.

Segundo o vereador Marcos Belitardo, um ano e meio após a epidemia de zika e o crescimento expressivo dos casos de microcefalia em recém-nascido relacionada ao vírus, além de o temor de um novo surto das outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como a dengue e a febre chikungunya -, é necessário que o Governo Municipal estabeleça parceria urgente com o Governo Federal para distribuir repelentes para gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família em todo o município de Teixeira de Freitas. E a Prefeitura ficará responsável por escolher a melhor forma de distribuição dos produtos. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: