Vereadores querem com passarelas separar fluxos de pedestres e veículos na Avenida Getúlio Vargas

Vereadores querem com passarelas separar fluxos de pedestres e veículos na Avenida Getúlio Vargas
16 junho 10:59 2017 Imprimir esta notícia

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, sob a presidência do vereador Agnaldo Teixeira Babosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), na manhã desta última quarta-feira (14/06), tanto o vereador Juvenal Etelvina Laureano, o “Juvenal das Laranjas” (PTN), quanto o vereador Ailton Lacerda Ferreira (PSC), apresentaram proposições legislativas indicando ao Poder Executivo Municipal, a criação de projeto urbano com viabilização de obras para construção de modernas passarelas ao longo da Avenida Presidente Getúlio Vargas.

Juvenal – O vereador Juvenal das Laranjas quer que o município construa duas passarelas na Avenida Presidente Getúlio Vargas. Uma no trecho entre a Escola Ruy Barbosa e o Estádio Municipal, no bairro Bela Vista. E outra que seja implantada no trecho entre o Hospital Municipal e a UPA 24h, na travessia entre os bairros Nova Teixeira e Jardim Liberdade com os bairros Jardim dos Pioneiros e Ouro Verde.

judA ideia do vereador Juvenal é facilitar o fluxo dos veículos automotores e criar estratégia de acessibilidade para os pedestres. Segundo ele, atualmente as ruas se transformam em vias expressas e as avenidas em longas rodovias em Teixeira de Freitas e a tendência é essa anormalidade crescer como “modelo de progresso”, principalmente porque os veículos são tratados como elemento exclusivo nesse processo.

Para o vereador Juvenal das Laranjas, se o planejamento urbano não for repensado urgentemente, seguindo a noção de que as cidades são para pessoas com todos os tipos de limitação, cadeirantes, idosos, gestantes ou não, e não exclusivamente para carros, nunca se vai conseguir solucionar o ‘caos urbano’ em que Teixeira vem mergulhando a cada dia mais.

Ailton Lacerda – O vereador Ailton Lacerda indicou ao Poder Executivo Municipal, a construção de uma passarela na Avenida Presidente Getúlio Vargas, altura do Mercado Caravelas, no local da feira de quarta-feira. O objetivo da instalação do instrumento público é facilitar o acesso terrestre entre o bairro Vila Vargas e o centro da cidade por meio de uma moderna passarela com a finalidade de evitar que os transeuntes acessem a pista para atravessar de um bairro para o outro e que a obra venha embelezar a região com o seu devido charme móbil de cidade moderna.

jud1O parlamentar descreve que o ponto passou a ter um grande fluxo de pessoas o dia inteiro e a faixa existente já não atende mais o fluxo de pessoas e veículos no local. Segundo o vereador Ailton Lacerda, a localidade necessita de uma estrutura permanente para a travessia de pedestres sobre a via de trânsito motorizado com a finalidade de se separar fisicamente os fluxos de pedestres e veículos, eliminando os conflitos entre eles.

Lacerda lembra que a localização do largo do Mercado Caravelas é favorável para construção ou instalação da passarela contemporânea e, o município atendendo a sua proposição quem vai ganhar é a população com a garantia de conforto, segurança e facilidade de acesso aos cadeirantes, idosos, carrinhos de bebê, pedestres com animais e aos pedestres em gerais. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: