Vídeo: Agnaldo da Saúde é eleito presidente da Câmara Municipal e defende um legislativo mais próximo da população

02 janeiro 14:10 2017 Imprimir esta notícia

A sessão de posse dos novos vereadores, prefeito e vice-prefeito eleitos no último dia 2 de outubro e diplomados no último dia 15 de dezembro, se deu no inicio da noite deste domingo (1º/01), no auditório do Cenarium Eventos na Avenida das Nações, no bairro Monte Castelo em Teixeira de Freitas. A sessão foi instalada e presidida inicialmente pelo vereador Valci Vieira dos Santos (SD), o 5º mais bem votado nas últimas eleições com 1.183 votos e o critério para que ele presidisse a sessão de abertura foi por idade, sendo o mais velho da atual legislatura.

Após a posse dos novos 19 parlamentares teixeirenses se começou o pleito para eleger a nova mesa diretora da casa para o biênio 2017/2018. Apenas uma chapa foi registrada e encabeçada pelo vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR) que venceu as eleições da mesa por um placar de 18 votos a favor e um voto foi contabilizado nulo.

timapossed1A composição ficou assim eleita e empossada: Presidente, Agnaldo da Saúde (PR); Vice-presidente, José Bernardo Gomes Cabral (PSD); 2º Vice-presidente, Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg” (PSDB); 1º Secretário, Leonardo Feitoza da Silva, o “Leonardo do Sindicato” (PC do B) e 2º Secretário, Valci Vieira dos Santos (SD).

Após a eleição da mesa foi convocada a chapa majoritária vencedora das últimas eleições municipais e o presidente Agnaldo da Saúde passou a presidir a sessão de posse do prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD) e do seu vice-prefeito Ubiratan Lucas Rocha Matos, o “Lucas Bocão” (PV). Uma vez empossado, Temóteo Brito deixou a sessão plenária e partiu em direção a Prefeitura Municipal onde recebeu as chaves da administração municipal das mãos dos prepostos do governo substituído.

guinad3Em seu primeiro discurso e também na sua primeira entrevista coletiva a imprensa como novo presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, Agnaldo da Saúde anunciou que vai trabalhar para estreitar os laços entre os representantes da casa legislativa e a população. De acordo com ele, não tão somente por meio dos mecanismos de comunicação do Poder Legislativo, mas uma das suas iniciativas será implantar o projeto “Câmara Itinerante”, levando os vereadores até as comunidades do município.

Outras propostas do novo presidente é a informatização de todo o acervo da Casa, que poderá ser acessado por qualquer cidadão, além da transmissão ao vivo de todas as sessões, através do seu site oficial, da Rádio Câmara FM e também da futura TV Câmara. Além de almejar a promoção de investimentos essenciais em meios de comunicação para divulgar os trabalhos dos vereadores, como forma de dar transparência à nova gestão legislativa e manter a Câmara Municipal mais próxima da população.

guinad1“É meu desejo aproximar a Câmara Municipal do povo teixeirense, envolver e ouvir os cidadãos. Vamos fazer uma gestão participativa, onde prevalecerá à vontade da população. Quero também trabalhar para estabelecer uma relação respeitosa entre os vereadores, funcionários e a população. Quero um ambiente harmonioso e cheio de ideias inovadoras em favor do município e, para isso, vou estabelecer uma política de valorização do funcionalismo do Poder Legislativo. Sabemos que é uma casa política, mas nossas ações não podem sobrepor os direitos garantidos aos nossos servidores”, disse Agnaldo da Saúde.

O presidente ainda disse: “Entre os vereadores, tem que haver respeito, embora temos divergências, mas temos que lidar com essas diferenças políticas dentro dos padrões legais, não podemos criar “Tribunal de Exceção”, temos um regimento interno, que aliás, o novo acaba de entrar em vigor, que devemos cumprir. Vou cumpri-lo com rigor para literalmente normatizar a Casa de Leis de Teixeira de Freitas, porque o município precisará de hoje em diante, de um legislativo dinâmico” ressaltou o novo presidente Agnaldo da Saúde.

guinad2O presidente ainda disse que quer conter gastos para economizar e ajudar o prefeito Temóteo Brito nesse momento da crise. “Vou apelar aos nobres colegas para economizarmos nesse momento difícil, o orçamento do município vem caindo com a crise, quero ajudar o prefeito Temóteo a realizar seus projetos para população e melhorar as condições dos trabalhadores da Prefeitura. O orçamento cai, mas as despesas continuam, no fim do ano, por exemplo, essas despesas aumentam, porque tem que fazer o pagamento de férias, 13º salários e rescisões que pesam muito nas despesas do município. Portanto, temos que sentar com o prefeito e fazer cálculos, o momento requer união para enfrentar os problemas”, concluiu Agnaldo da Saúde. (Por Athylla Borborema).

  Categorias: