Vídeo: Especialistas alertam sobre os perigos dos “veranistas de academia” nesta época do ano

08 dezembro 13:57 2015 Imprimir esta notícia

Para os professores, os “veranistas de academia” podem obter efeito contrário ao que desejam, mas o retorno a uma vida ativa requer organização e alguns cuidados para evitar problemas de saúde e a frustração de não conseguir os resultados desejados. Ao invés de tentar tirar o atraso provocado por um inverno inteiro de sedentarismo, os especialistas dizem que devemos nos organizar para iniciar uma atividade regular e prazerosa. Ao escolher o tipo de exercício, saiba que é importante eleger aquele que melhor se adapte à sua meta e ao seu estilo de vida. “Devemos definir metas claras e reais, sejam elas quais forem, é prudente avaliar que tipo de exercício se encaixa melhor nos objetivos que se quer alcançar. Daí a importância de passar por uma avaliação e junto com profissionais especializados estabelecer o plano de treino e as metas a serem atingidas, sejam elas, estética ou melhorar a saúde geral”, garante Maxuel Alves, professor da Academia Maromba de Teixeira de Freitas.

A alta carga de exercício em um curto período de tempo pode causar lesões, principalmente nas articulações e tendões. Isso porque, quem procura exercício físico somente no verão, geralmente, está fora de forma e acaba fazendo quase duas vezes mais exercícios do que quem já está acostumado. “O corpo humano é uma engrenagem fisiológica que necessita de estímulos, para a pessoa alcançar harmonia na busca da saúde e acima de tudo da qualidade de vida”, afirma Fabiana Moreira, aluna também da Maromba, uma das academias mais conhecidas e frequentadas da região.

maxueld1Os especialistas dizem que fazer exercícios constantemente é fundamental, pois além de deixar o corpo definido, traz também benefícios para a saúde. O Ministério da Saúde afirma que quem se exercita com frequência tem 54% a menos de chance de morrer por problemas cardíacos, além de aumentar a imunidade corporal prevenindo doenças. Além disso, o baixo astral some e a animação aparece durante a malhação, pois a prática produz grande quantidade de endorfina e as noites de sono passam a ser mais tranquilas. Com a musculatura relaxada, o estresse é eliminado fazendo com que a mente descanse. (Por Ronildo Brito)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.