​Aula Magna abre Programa de Residência Médica em Teixeira de Freitas

​Aula Magna abre Programa de Residência Médica em Teixeira de Freitas
23 março 18:11 2016 Imprimir esta notícia

Aconteceu nesta última segunda-feira, dia 21 de março, a Aula Magna do Programa de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e a aula foi ministrada pelo doutor Leonardo Miranda de Avellar, (UFMG- Hospital Pitie Salpetrierri, Paris-França), coordenador do serviço de neurocirurgia e de residência médica e neurocirurgia desde 2010.

Esta é a segunda turma do Programa de Residência Médica de Teixeira de Freitas, que é reconhecido pelo Ministério da Educação, fruto da parceria dos governos Municipal e Federal, Universidade Federal do Sul da Bahia e Hospital Sírio Libanês. Os novos residentes são da área de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia.

Entre os convidados, a doutora Delvone Freire Gil Almeida, (mestra, doutorada e pós doutorada pela UFBA). Gastro-hepatologista, com experiência em gestão hospitalar. Presentes, o secretário municipal de saúde, Eujácio Dantas de Oliveira; o vereador Gilberto Lemes; o Decano, pró reitor da UFSB, doutor Luiz Henrique; o representante do Conselho Municipal de Saúde, além de médicos, profissionais de saúde, e diretores do Hospital Municipal (HMTF) e Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI).

De acordo com teóricos da área, não existe maneira melhor de inserir o jovem médico no mercado de trabalho do que a residência, por se tratar de uma experiência que dá ao residente uma visão prática da Medicina e, ao mesmo tempo, dos problemas que o setor de saúde enfrenta e como ele consegue sobreviver.

Teixeira investe na saúde

Por essa razão, na opinião do secretário de saúde, Eujácio Dantas, é que a procura pela especialização é alta. “A residência médica não é obrigatória. Ela é uma especialização como outra qualquer, mas seu caráter prático e seu histórico de sucesso é que motivam muitos estudantes a optarem por ela ao final da graduação”, acredita. Os médicos residentes atuarão nas áreas de: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Medicina de Família e Comunidade.

Os investimentos em saúde têm sido constantes. Recentemente, dois Postos de Saúde padrão, Estratégia Saúde da Família (ESF), foram entregues à comunidade teixeirense, nos Bairros Eixo Sul e Novo Jerusalém, com ambientes amplos, climatizados e totalmente equipados para o atendimento ao cidadão, ao todo, serão 12 unidades neste modelo, além de inúmeras reformas e melhorias nos Postos, Hospital Municipal e Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI). Além disso, nos próximos meses será inaugurada a UPA e iniciada a construção da Policlínica de Saúde, vinculada ao Consórcio Interfederativo de Saúde do Extremo Sul.

Um dos maiores e mais significativos investimentos da saúde em Teixeira de Freitas é a construção do Centro Especializado em Reabilitação, o CER IV, com obra em fase avançada e que atenderá a pacientes em 4 especialidades, numa das maiores e melhores estruturas do gênero em todo o Nordeste brasileiro. (Da redação TN)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.