ZARFEG: O que é e para que serve a Academia Teixeirense de Letras?

ZARFEG: O que é e para que serve a Academia Teixeirense de Letras?
19 março 12:37 2016 Imprimir esta notícia

A Academia Teixeirense de Letras, que foi criada no último dia 14 de março, é uma associação sem fins lucrativos que terá duração por tempo indeterminado com sede no município de Teixeira de Freitas (BA).

A ATL, sigla pela qual também é conhecida, tem por finalidade difundir as letras nacionais e, ao mesmo tempo, incentivar a produção literária em Teixeira de Freitas e nas outras 12 cidades que compõem o Território de Identidade do Extremo Sul.

No desenvolvimento de suas atividades, a instituição lítero-cultural não fará qualquer discriminação de raça, cor, sexo ou religião.

Tendo o poeta Castro Alves como seu patrono-geral, a academia é constituída por 40 cadeiras a serem distribuídas entre os Acadêmicos Efetivos da seguinte maneira: 25 para Teixeira de Freitas e 15 para as cidades de Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itanhém, Itamaraju, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Vereda. Importante: cada cadeira terá um patrono, que é uma personalidade já falecida e com serviços prestados à região.

A ATL admitirá os chamados Acadêmicos Honorários, Correspondentes e Beneméritos, os quais, contudo, não terão cadeiras numeradas, patronos nem direito a voto.

A instituição será administrada por uma Assembleia Geral, uma Diretoria e um Conselho Fiscal.

A instalação da ATL dar-se-á em 4 de junho (sábado) de 2016 no auditório da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, ocasião em que seus Membros Efetivos, devidamente paramentados, serão empossados e seus patronos, homenageados. Algumas personalidades receberão o título de Membro Benemérito ou Honorário.

Portanto, se você recebeu a carta-convite para fazer parte da Academia Teixeirense de Letras, tem até o dia 31 de março (quinta-feira) para dizer sim ou não, sob pena de ter a sua vaga ocupada por outra pessoa.

Mas nós esperamos que você diga sim à literatura, à arte e às manifestações artísticas e culturais que fazem de nós e da nossa gente plurais. Enfim, muito especiais.

Diretoria: A. Zarfeg (presidente), Athylla Borborema (vice-presidente), Cristhiane Ferreguett (secretária) e Celso Kallarrari (tesoureiro). Conselho Fiscal: Carlos Andrade, Marcus Aurelius e Ramiro Guedes.

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.