Abertas inscrições para as olimpíadas brasileiras de Biologia e de Matemática

Abertas inscrições para as olimpíadas brasileiras de Biologia e de Matemática
14 março 20:50 2016 Imprimir esta notícia

As inscrições para a XII Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) estão abertas e podem ser feitas até sexta-feira (18), por meio do sitewww.anbiojovem.org.br. Já as inscrições para a 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2016) devem ser feitas até 1º de abril, pelo endereço www.obmep.org.br. A Olimpíada de Biologia é promovida pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) e a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). As duas ações visam incentivar o estudo das disciplinas.

Podem participar da OBB, alunos que tenham 19 anos de idade, até o dia 1º de julho, que estejam com o ensino médio em curso ou aqueles que completaram o ensino médio, mas ainda não ingressaram no ensino superior. A OBB é constituída de três fases. A primeira será realizada no dia 9 de abril em cada escola credenciada, onde será aplicada uma prova contendo 30 questões de múltipla escolha. A segunda fase, que é composta por uma prova objetiva de 120 questões, acontece no dia 15 de maio, em locais a serem definidos. Já na terceira etapa, os 15 primeiros colocados na segunda fase participarão de um treinamento prático no Rio de Janeiro e em São Paulo, que será realizado de 6 a 17 de junho.

A fase de treinamento também será composta por avaliações teóricas e práticas com os participantes. Ao final das atividades, os quatro estudantes com melhor rendimento serão selecionados, juntamente com seus professores orientadores, para participarem da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), no Vietnã, de 17 a 24 de julho. Já os 5° a 8° colocados irão participar da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB), em Brasília, de 18 a 24 de setembro.

olimd1Olimpíada de Matemática

Podem participar da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Em 2015, a Olimpíada teve a participação de 47.580 escolas. A 12ª edição da Obmep vai premiar 6.500 alunos, sendo 500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze, além de conceder cerca de 46.200 menções honrosas. Os medalhistas terão a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep), que será realizado em 2017. O aluno com participação regular no PIC tem direito a uma bolsa de Iniciação Científica Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI).

Para os participantes, o site da Olimpíada ainda disponibiliza materiais didáticos, bancos de questões e resolução, além de provas de edições anteriores da Olimpíada. (Da redação TN)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.