Abrolhos: primeiras análises de água coletada devem começar a sair essa semana

Abrolhos: primeiras análises de água coletada devem começar a sair essa semana
13 janeiro 17:07 2016 Imprimir esta notícia

Os resultados das análises químicas do mar próximo ao Arquipélago de Abrolhos devem começar a sair essa semana e podem não ser conclusivas. A informação foi divulgada pelo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Claudio Maretti, nesta quarta-feira (13).

As amostras foram colhidas em oito municípios: Porto Seguro, Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Santa Cruz Cabrália. “Não foi uma mancha fechada ou completa. Muitas vezes era necessária a orientação do helicóptero para fazer a coleta das amostras no mar”, explica o presidente.

Segundo ele, a ação é preventiva e a lama avistada no Sul da Bahia é bastante diluída, diferente da que é encontrada na foz do Rio Doce, no município de Mariana. “Ela forma uma espécie de gelatina que fica nadando sobre a água do mar e está mais suscetível ao vento. Tivemos uma frente fria que trouxe uma mancha menos concentrada, bastante diluída”, detalha.

Maretti afirma que outros eventos aconteceram esse mês na região, que podem explicar o fenômeno. Por isso, apenas o resultado das coletas pode comprovar procedência do material. “Há vários outros eventos na região, como a movimentação da lua, que provocou uma maré mais forte que mobilizou sedimentos do fundo do mar. Há também movimentação da dragagem do canal da tomba de Caravelas e uma chuva que pode ter carreado sedimentos”, contabiliza.

O banho e a visitação às praias da região não estão comprometidas pelas manchas. “A visibilidade para os corais continua boa. Não há nenhuma proibição de visitas ou banho. É muito diferente a lama de Mariana e essa daqui”, garante Maretti.

Ainda de acordo com o presidente da ICMBio, a coleta de amostras é uma ação preventiva. Durante essa semana, algumas reuniões entre o instituto, prefeituras, Inema e o governo do estado foram realizadas para traçar estratégias e fazer o monitoramento das amostras. (Informações: Correio)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.