O engenheiro civil e escritor Carlos Mensitieri, titular da Cadeira nº 10, foi eleito por aclamação na noite da última segunda-feira (06/06), o novo presidente da ATL – Academia Teixeirense de Letras para o biênio 2023/2024. A cerimônia de posse da nova diretoria deve acontecer na última sexta-feira de novembro (25/11), mas a nova diretoria presidirá a instituição literocultural para o biênio compreendido entre 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024.
A chapa única registrada e encabeçada pelo acadêmico Carlos Mensitieri foi composta ainda pelos acadêmicos Raimundo Magalhães (vice-presidente), Erivan Santana (secretário-geral), Gisele Ellen (tesoureira) e os conselheiros eleitos são Edinar Cerqueira, Elias Botelho e Maurício de Novais.
A eleição durou todo dia e os acadêmicos puderam votar presencialmente, por e-mal e por carta eletrônica enviada no WhatsApp. Dos 40 membros titulares, 32 participaram da eleição. O momento da aclamação final aconteceu no início da noite do último dia 6 de junho, na sede da ATL e contou também com as presenças do atual presidente da ATL, Athylla Borborema, e do presidente de honra da Academia, Almir Zarfeg.
A atual gestão do escritor e jornalista Athylla Borborema, que tem o engenheiro civil e escritor Carlos Mensitieri como vice-presidente tem sido marcada por um posicionamento firme na defesa da cultura e da liberdade de expressão. Internamente, teve forte apoio dos acadêmicos por ter acertado as contas da casa em um período de crise financeira e pandêmica. A ATL foi a primeira instituição regional a suspender suas atividades presidenciais por conta da pandemia, logo após o evento de 14 de março de 2020, tendo em vista que o seu público efetivo é formado por pessoas na sua maioria acima dos 60 anos.
“Os dois últimos anos e meio foram difíceis para a ATL, que superou uma crise econômica e sanitária. Nesse período, a academia só não parou totalmente porque os acadêmicos conseguiram se adaptar às novas tecnologias, incorporando atividades remotas à sua rotina. A ATL sempre teve a missão de defender a cultura. Não faz política partidária, mas defende valores. Estamos preparando uma grande sessão para o final de 2022, objetivando também, encerrar as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de São Paulo, marco do modernismo e, a ele, somam-se o bicentenário da Independência do Brasil e, sobretudo, a festejada posse da nova diretoria da ATL, que terá o confrade e duque Carlos Mensitieri como nosso novo presidente para o próximo biênio”, destacou o presidente Athylla Borborema.
A Academia Teixeirense de Letras foi oficialmente fundada no dia 14 de março de 2016 e, nesse período, se destacou com conquistas importantes e firmou parcerias relevantes com outras instituições literárias e culturais na Bahia e no Brasil. Citam-se as instituições parceiras como União Baiana de Escritores (Ubesc), Academia Capixaba de Trovadores (ACLAPT) e Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA) e muitas outras.
As duas conquistas mais importantes, entretanto, são o Prêmio Castro Alves de Literatura, que em 2022 chegou à sua 6ª edição, e a antologia “ATL em Verso e Prosa!”, que acaba de atingir o volume nº 6. “O novo presidente precisa manter essas conquistas e lutar por outras tão importantes quanto como, por exemplo, a firme manutenção do regime da instituição, do seu proposito literário, acadêmico e compromisso com a língua portuguesa, bem como, a conquista da sede própria da instituição”, pontuou o presidente de honra Almir Zarfeg.