Agnaldo da Saúde é homenageado com o título de cidadão honorário de Alcobaça

Agnaldo da Saúde é homenageado com o título de cidadão honorário de Alcobaça
15 dezembro 22:39 2018 Imprimir esta notícia

A Câmara Municipal de Alcobaça na noite desta última sexta-feira (14/12), na presença do prefeito Leonardo Coelho Brito, o “Léo Brito (PSD) e sob a presidência do vereador Érico Carlos dos Santos Miranda (PRP), realizou uma sessão solene para outorgar com o título de Cidadão Honorário, algumas autoridades e personalidades importantes com relevantes serviços prestados ao seu município, inclusive o atual presidente da Câmara Municipal da vizinha cidade de Teixeira de Freitas, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR). O Projeto de Resolução aprovado pela unanimidade do parlamento foi de autoria da vereadora Alessandra de Souza Alves, o “Sandra do Canta Galo” (PDT).

honod6O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, vereador Érico Miranda, disse que a homenagem foi prestada ao presidente Agnaldo da Saúde, tendo em vista que o parlamentar tem representado a sociedade nos últimos tempos como um político de retidão e inovador como chefe de um poder que tem servido de exemplo para o resto do país que tem copiado muitos dos seus projetos e atitudes administrativas como homem público que contribui para a transparência e lisura no serviço público e suas ações, são consideradas como exemplos para a política baiana, cuja homenagem foi nada mais do que um merecido reconhecimento pelo papel de comprometimento do presidente com toda sua influência e vontade de servir a região, sobretudo, ao município de Alcobaça.

honod5Durante a cerimônia outras autoridades e pessoas importantes foram adotadas oficialmente com o título de cidadão honorário de Alcobaça, como: o advogado, filosofo e professor mestre Luciano Reis Porto; o médico com 20 anos de atuação em Alcobaça e vereador por Caravelas, Geraldo César Vervloet Rossi (PSD); o atual comandante da 88ª CIPM de Alcobaça, capitão Eduardo Barbosa; o ex-comandante da CAEMA e atual comandante do 8º BPM de Porto Seguro, major Anacleto França; o empresário José Carlos, proprietário da Loja Construtora Zé Carlos e que já foi vice-prefeito de Alcobaça; a primeira dama do município de Alcobaça, Suzana Brito; o radialista e secretário municipal de Alcobaça, Mário Lúcio e tantos outros que também foram homenageados.

honod3A vereadora Alessandra de Souza Alves, a “Sandra”, autora do Projeto de Resolução que concedeu o título de Cidadão Honorário de Alcobaça ao vereador Agnaldo da Saúde, disse que o seu homenageado vem se destacando na política regional, onde vem usando da sua influência pública para beneficiar os municípios da região com a captação de recursos para as comunidades rurais e para a saúde pública regional – além de ter revitalizado a administração pública e criado um novo estilo público de gerir o parlamento teixeirense que serviu de exemplo para o município vizinho.

honod2“Agnaldo da Saúde se tornou um cidadão de Alcobaça, porque sua propriedade rural está sediada em nosso município, onde mantém uma interlocução permanente com a nossa comunidade, em especial pelo seu apoio incondicional a toda população da região do Canta Galo e pelos seus relevantes serviços prestados de incentivo a nossa cultura, a nossa educação e zelo pela nossa saúde pública e, por estas e outras ações humanitárias que ele foi outorgado agora com um Título de Cidadão Honorário de Alcobaça”, ressaltou a vereadora Sandra.

Biografia

honod1Agnaldo da Saúde nasceu na cidade mineira de Nanuque, no dia 1º de agosto de 1970. É o caçula de 8 filhos do casal Adelmário Oliveira Barbosa e Fidelcina Teixeira Barbosa. Chegou à cidade de Teixeira de Freitas no dia 26 de junho de 1985, no ano que Alcobaça deliberou o processo de emancipação política e administrativa do município de Teixeira de Freitas. Ele é enfermeiro de formação e empresário do ramo da saúde privada. Casou-se em 1991 com a enfermeira e estudante de medicina Mirileide Lima dos Santos Barbosa, com quem tem 2 filhos: o advogado Bruno Santos Barbosa e a estudante de odontologia Bruna Santos Babosa.

Agnaldo da Saúde (à dir.) ao lado do filho, o advogado Bruno Barbosa (à esq.)

Agnaldo da Saúde (à dir.) ao lado do filho, o advogado Bruno Barbosa (à esq.)

Na década de 80, ainda adolescente, iniciou sua carreira política, militando em várias campanhas eleitorais. Na sua trajetória, trabalhou como Ouvidor do Município de Teixeira de Freitas, quando desenvolveu projetos essenciais para a saúde pública municipal. Foi também assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, onde adquiriu muita experiência política. No ano de 2008, foi candidato a vereador e obteve a 12ª maior votação do município com 1.273 votos, mas não conseguiu se eleger por falta de coeficiente do partido. Em 2012, foi eleito vereador pela primeira vez como o 2º mais votado do município com 1.330 votos e teve um mandato pautado em prioridades para a saúde pública. Em 2016, foi reeleito vereador como o 14º mais votado com 804 votos, quando também foi eleito por 19 votos a 0, presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas.

Outras Homenagens

No dia 23 de fevereiro deste ano, o presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” já havia sido homenageado numa concorrida cerimônia em Porto Seguro com a “Medalha do Mérito da Ciência Política”, oferecida pela ALB – Academia de Letras do Brasil. A homenagem foi outorgada ao político pelo seu esforço demonstrado na eficácia do seu trabalho e modernização tecnológica no ano de 2017 a frente do Poder Legislativo de Teixeira de Freitas que serviu de exemplo para outras casas legislativas brasileiras.

Na quinta-feira do dia 26 de abril, numa solenidade em Vitória -, a Academia Capixaba de Letras e Artes, com a Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo e o Governo Capixaba outorgaram com a “Comenda Padre José de Anchieta” o vereador Agnaldo da Saúde, em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados ao município de Teixeira de Freitas através do Poder Legislativo. Durante a entrega da homenagem foi falado que o presidente Agnaldo da Saúde é reconhecido pelo Estado do Espírito Santo como homem público que contribui para a transparência e lisura no serviço público e suas ações, são consideradas exemplos para a política capixaba.

No último dia 28 de julho, o presidente Agnaldo da Saúde recebeu o troféu “Destaque Político” durante a 26ª edição da festa do Destaque Empresarial de Teixeira de Freitas, evento realizado pela ACE – Associação Comercial e Empresarial, CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas, SINCOMÉRCIO – Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista, com apoio do SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. A homenagem surgiu por indicação e votação dos integrantes das entidades que compuseram a organização do evento.

Agora foi a vez do parlamento de Alcobaça lhe homenagear com um título de Cidadão Honorário. O mesmo reconhecimento veio da cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde a Câmara Municipal daquela metrópole lhe concedeu um título de Cidadão Honorário de Contagem, em razão da sua contribuição indireta com aquele município, onde tem sido copiado muitos dos seus projetos e atitudes administrativas colocados em prática no Poder Legislativo teixeirense. (Por Athylla Borborema)

  Categorias: