Ainda é grave estado de saúde de siamesas de Itamaraju que passaram por cirurgia em Goiás

Ainda é grave estado de saúde de siamesas de Itamaraju que passaram por cirurgia em Goiás
01 fevereiro 11:39 2016 Imprimir esta notícia

A cirurgia de separação das gêmeas siamesas Júlia e Fernanda Neves, de cinco meses, naturais de Itamaraju, aconteceu no último dia 13 de janeiro, no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia-GO., e desde então as duas permanecem internadas em estado grave.

Para o cirurgião pediátrico Zacharias Calil, que coordenou a equipe responsável pelo procedimento cirúrgico, a parte mais delicada foi a separação do fígado, devido a sua espessura, o que demanda tempo e preocupação com o sangramento. “É um tempo que temos que tomar muita cautela. Mas o tempo cardíaco também é muito importante porque a membrana do coração era única e o procedimento exige uma exposição dos dois corações”, afirma.

No dia seguinte à cirurgia, Zacharias afirmou que era difícil prever os riscos de morte no período pós-operatório. “Geralmente o risco é de 50%. Mas elas também podem ter um desenvolvimento normal, ser adultas normais e gerar filhos”, explicou. Caso não houvesse complicações, a previsão de alta das irmãs Júlia e Fernanda era de 20 dias, o que não deve acontecer.

Neste domingo, dia 31 de janeiro, 17 dias após a separação, o Hospital Materno Infantil (HMI), divulgou novo boletim médico, informando que o estado de saúde das gêmeas ainda é grave. Júlia, que respira com a ajuda de aparelhos, é quem merece mais atenção da equipe médica da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O estado dela é gravíssimo, enquanto o da irmã Fernanda é considerado grave, porém estável. (Por Ronildo Brito)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.