Allan do Carmo é hexacampeão na Travessia Mar Grande-Salvador

Allan do Carmo é hexacampeão na Travessia Mar Grande-Salvador
11 janeiro 17:01 2016 Imprimir esta notícia

Favorito a uma medalha olímpica em Maratonas Aquáticas nas Olimpíadas Rio 2016, o nadador baiano Allan do Carmo sagrou-se, no domingo (10), hexacampeão da Travessia Mar Grande – Salvador. O atleta venceu a prova masculina com o tempo de 1h 36m 41s, enquanto a baiana Márcia Santos conquistou a prova feminina com o tempo de 1h 54m 30s. Esta foi a 52ª edição da competição realizada desde 1855, na Baía da Todos os Santos, promovida pelo jornal A Tarde e pela Record, com patrocínio do Governo do Estado da Bahia.

Com esta conquista, Allan ultrapassou Lourival Quirino, com quem estava empatado em número de vitórias. O nadador, que é o principal nome da natação no estado e esperança de medalha nos Jogos, embarcará, nesta terça-feira (12), para o México, onde ficará até o dia 7 de fevereiro, para fazer treinamento de altitude. Vencedor da prova masculina, Allan do Carmo é o principal nome da natação no estado e esperança de medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Devido ao grande esforço realizado para vencer as correntes marinhas da Baía de Todos os Santos, a jovem Márcia Santos desmaiou na chegada, sendo conduzida nos braços dos bombeiros para um local reservado aos competidores. A tradicional prova Mar Grande Salvador reuniu, este ano, 101 atletas. A largada foi às 8h da Praia do Duro (Mar Grande), e os primeiros competidores chegaram ao Porto da Barra (Salvador) às 9h36m.

O secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, afirmou que o objetivo do Governo é aproveitar as potencialidades dos atletas baianos ligados à natação, para transformar o estado em uma potência esportiva neste segmento. . “Por isso, não deixamos de patrocinar esta prova, que já é uma tradição nacional e a segunda maior do mundo. Com outras grandes competições esportivas, vamos criar o clima olímpico na Bahia”.

alandd1Outro destaque da prova foi o paratleta Leonardo Curvelo, que, assim como Allan do Carmo, tem o apoio do FazAtleta. Ele fez os 12 quilômetros da prova com o tempo de 3h56m08s. Pelos seus esforços e dedicação ao esporte, recebeu um prêmio de R$ 1 mil. Também participaram da competição os nadadores Leonardo Crisóstomo, Suelly Aline, Isabelly Andrade, Tiago Silva, todos apoiados pelo FazAtleta. A prova foi organizada pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA).

Ainda na ocasião, Álvaro anunciou que a Setre vai inaugurar, em fevereiro, o Centro Olímpico de Natação, na Avenida Bonocô, em Salvador, e que, após os Jogos de 2016, a Bahia receberá uma das piscinas desmontáveis utilizadas no Rio de Janeiro. (Da redação TN)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.