Alunos teixeirenses são premiados pela 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Alunos teixeirenses são premiados pela 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
07 dezembro 15:53 2018 Imprimir esta notícia

Na noite da última segunda-feira (03/12), no plenário Francistônio Alves Pinto da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas foi promovida a premiação dos alunos destaques da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Teixeira de Freitas através do Núcleo de Apoio Pedagógico. A cerimônia reuniu pais de alunos, vereadores, professores, estudantes e contou com a presença do secretário Municipal de Educação, professor Hermon Freitas e do presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR).

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA e dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. É a maior competição científica do país e tem como objetivo estimular o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos nas áreas de Ciência e Tecnologia e promover a inclusão social.

mated4Além dos estudantes das escolas públicas do município fizeram parte do evento os representantes do Colégio Anchieta/Objetivo. A cerimônia ainda premiou estudantes participantes das Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astronáutica, Física, Geografia e Ciências da Terra. Em 2018 a competição ampliou seu alcance, sendo aplicada também para os estudantes do 4º e 5º anos do ensino fundamental das escolas públicas municipais, estaduais e federais.

Os grandes premiados da noite foram os estudantes: Maria Luiza Nascimento Santos, da Escola Municipal Antônio Chicon Sobrinho com a medalha de Bronze; André Wolf Cardoso Queiroz, da Escola Municipal Gilberto da Silva Cardoso, medalha de Bronze; e Kauan de Souza Bonato, da Escola Municipal Gilberto da Silva Cardoso, medalha de Prata.

mated3O secretário Municipal de Educação e Cultura, Hemon Lopes de Freitas lembrou da importância da premiação e do papel preponderante das famílias e das escolas nos bons resultados dos estudantes municipais na competição. “A OBMEP é apenas uma das premiações que temos recebido través de nossos estudantes. Resultados esses são compartilhados entre família, professores e Secretaria de Educação, frutos da aplicação do amor e dedicação destes atores, as nossas crianças e adolescentes que para este ano, enfrentaram 18 milhões de outros estudantes, inscritos na competição”.

mated2Presente na cerimônia, o presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo da Saúde, disse que a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas abre portas para o conhecimento, para o incentivo intelectual e para a interação construtiva do aluno. “A Olimpíada de Matemática é para todos os que gostam de pensar, especialmente para crianças, jovens e educadores, elas estimulam e divulgam o conhecimento e o interesse pela matemática e pelas ciências, desperta nos alunos o interesse pelos desafios matemáticos e pelas resoluções de situações problemas, desenvolvem o raciocínio e melhoram a qualidade do ensino, e uma das ações mais importantes que a Olimpíada de Matemática nas escolas se utiliza é resgatar o que às vezes parece perdido nos bancos escolares de nossas escolas públicas: o prazer de raciocinar e de entender”, disse Agnaldo da Saúde.

mated1O professor de matemática Marcos Barbosa, da Escola Municipal Antônio Chicon Sobrinho se disse contente com o resultado. “Estávamos nos preparando e já é o segundo ano de trabalho, onde dedicamos uma atenção maior as questões, exercícios e atividades relacionadas a competição. O resultado dessa dedicação são os alunos certificados e premiados que servirão de exemplo aos outros colegas, e coloca nossa escola em destaque no município, com 13 indicações. Acreditamos ainda que, ano que vem os resultados serão bem melhores, não apenas para nossa escola, mas, para toda a rede pública”.

Para a professora Maria José Mendes, diretora do Núcleo de Apoio Pedagógico, o sucesso dos estudantes em Olimpíadas depende da motivação que a OBMEP pode provocar por meio de sua premiação, e isso pode ser gerado por intermédio dos professores. Portanto o papel que o professor desempenha é muito importante para a aprendizagem e sua metodologia de ensino adotada é essencial para o desempenho dos alunos. Segundo ela, a Olimpíada pode contribuir para a relação escolar do aluno, pois o aluno cria um vínculo com a escola fazendo com que ele possibilite um melhor desempenho escolar na disciplina de Matemática e em outras disciplinas. A Olimpíada tem como objetivo desenvolver a habilidade lógica, a criatividade e a sociabilidade, onde os alunos colocam em pratica o conteúdo aprendido através de situações problemas.

matedDurante a cerimônia foram premiados os destaques da 1ª Fase da OBMEP/ Nível-A, uma novidade destinada aos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e da 2ª Fase da Olimpíada para o Ensino Fundamental II, no intuito de incentivar a participação dos estudantes da rede Municipal na Olimpíada. Os alunos receberam além de medalhas, certificados de menções honrosas pelo destaque na competição nacional. (Por Athylla Borborema)

  Categorias: