Câmara Municipal promove sessão solene para homenagear 14 personalidades com o Título de Cidadão Honorário Teixeirense

Câmara Municipal promove sessão solene para homenagear 14 personalidades com o Título de Cidadão Honorário Teixeirense
06 dezembro 14:23 2018 Imprimir esta notícia

A Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, sob a presidência do vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), promoveu na noite desta quarta-feira (05/12) uma sessão solene para homenagear moradores e personalidades notáveis do município com o Título de Cidadão Honorário. A sessão foi marcada pela emoção de amigos e familiares que participaram da sessão solene para a outorga da honraria a 14 cidadãos, que passam agora a apresentar a naturalidade teixeirense por mérito e especial destaque no cenário sócio-cultural-administrativo e até religioso da comunidade.

soled1Entre as autoridades que compuseram a mesa diretora estavam: o titular da 2ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais, juiz Marcus Aurelius Sampaio; o ex-vereador Domingos Oliveira Donato; o secretário Municipal de Meio Ambiente, José Arcângelo Depizzol; e o presidente da Academia Teixeirense de Letras, jornalista e poeta Almir Zarfeg.

soledO presidente da Câmara Municipal, vereador Agnaldo da Saúde disse que o momento foi singular e quando a Câmara Municipal outorga um título de cidadania honorária, ela está equiparando o homenageado a uma pessoa nascida no Município, e distinguindo-a com especial destaque no cenário sócio-cultural-administrativo e até religioso da comunidade. “O Título de Cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal. Mesmo que um homenageado não tenha nascido ou não resida no Município, para que se lhe conceda tal homenagem, faz-se necessário que se diga o que ele (homenageado) fez, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais, em defesa do povo do Município que lhe concedeu tal cidadania”, destacou o presidente.

Foram homenageados

Emídio de Sá Sarmento, médico com atuação na área da radiologia e ultrassonografia, através do Projeto de Resolução, proposto pelo vereador Adriano Souza (Podemos).

Elton da Silva Costa, empresário do ramo de construção, através do Projeto de Resolução, proposto pelo vereador Ailton Lacerda (PSC).

Edilton Alves de Souza, popularmente conhecido como “Sargento Dito”, militar da reserva desde junho de 2012, atualmente pastor da Igreja Batista Central, através do Projeto de Resolução, proposto pelo vereador Antônio Marques (PROS).

Maria Edna Martins, professora aposentada que há 12 anos trabalha voluntariamente na Associação Beneficente Monte Sião, através do Projeto de Resolução, proposto pelo vereador Arnaldo Ribeiro, o “Arnaldinho” (PT).

Rogério Santos Aguilar, pastor da IDERP – Igreja de Deus Reavivamento Pentecostal, através do Projeto de Resolução, proposto pelo vereador Darlan Martins (PSD).

Manoel Batista, mecânico e fundador de um dos primeiros times de futebol do município, através do Projeto de Resolução, proposto pela vereadora Erlita Freitas (PT).

Jesaías Alves da Silva Gouveia, pastor da 1ª Igreja Batista – PIBATEF e fundador da Associação Beneficente de Recuperação e Auxílio (ABRA) em Teixeira de Freitas, através do Projeto de Resolução, proposto pelo vereador Jonathan Molar (SD).

Edivaldo Pereira Morais, ex-administrador distrital no povoado de Duque de Caxias e artesão aposentado, através do Projeto de Resolução, proposto pelo vereador José Mendes (PSDB).

Marcos do Amparo Fernandes, empresário e voluntário do SENAI na área da mecânica, através do Projeto de Resolução, proposto pelo vereador Juvenal das Laranjas (Podemos).

José Gonçalves de Oliveira Filho, pastor presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Madureira, através do Projeto de Resolução, proposto pelo vereador Manoel Pedro, o “Pedrão” (PV).

José Januário Filho, empresário no comércio varejista, através do Projeto de Resolução, proposto pelo vereador Marcílio Goulart (PT).

soled4Carlos Mensitieri, engenheiro, jornalista, escritor e titular da Cadeira nº 10 da Academia Teixeirense de Letras, através do Projeto de Resolução, proposto pelo vereador Agnaldo da Saúde (PR).

Crispim Mendes de Oliveira, funcionário aposentado da Coelba e graduando da primeira turma de Engenharia Elétrica pela Faculdade Pitágoras, através do Projeto de Resolução, proposto pelo vereador Sargento Berg (PSDB).

Stanislau Siepierski Filho, um dos seis primeiros médicos cardiologistas do município, com mais de 42 anos de profissão na saúde, e que desde 2009, compartilha seu conhecimento, como professor da FASB – Faculdade do Sul da Bahia, através do Projeto de Resolução, proposto pelo vereador Valci Vieira (SD).

soled3O evento reuniu parentes e amigos dos homenageados que lotou o Plenário Francistônio Alves Pinto da Câmara Municipal. A sessão foi transmitida ao vivo para toda a região através da Rádio Câmara 90,9 FM. “A Teixeira de Freitas que temos hoje, agradecemos aos senhores pela contribuição histórica ao longo dos últimos anos, de forma honesta e comprometida, sempre priorizando o bem do próximo. Nossos sinceros agradecimentos”, concluiu o presidente Agnaldo da Saúde. (Por Milka Morais)

  Categorias: