As fascinantes praias e o melhor carnaval em Nova Viçosa

As fascinantes praias e o melhor carnaval em Nova Viçosa
01 fevereiro 20:28 2016 Imprimir esta notícia

O município de Nova Viçosa é um dos mais importantes do verão do interior da Bahia. Nesta época do ano a cidade recebe a população mineira em massa e sedia todos os fins de semana na Praça das Baleias muitos shows artísticos, barracas de comidas típicas e possui lindas praias, ótimas hospedagens e inúmeras opções de passeios marítimos que motivam as pessoas à curtir mais dias na cidade, além de promover o carnaval de maior participação popular da região.

Recentemente o prefeito Márvio Mendes (PMDB) proporcionou uma “cara nova” à orla marítima de Nova Viçosa com as obras de pavimentação na avenida da orla marítima que ganhou mão dupla com canteiro, posteamento e iluminação em toda sua extensão e com mais paisagismo e mobilidade urbana, ganhando mais espaço, comodidade e proporcionou mais conforto aos moradores e turistas.

Conforme o prefeito Márvio Mendes as obras foram feitas na requalificação da orla marítima pensando no embelezamento e na valorização do local para que os espaços de eventos ganhassem mais acessibilidade e proporcionasse mais conforto aos integrantes e clientes dos restaurantes e quiosques e mantivesse a valorização da paisagem com a proteção dos coqueiros e árvores.

Foto 02A cidade também atrai pelos seus casarões de época e sua igreja matriz, praias extensas que, quando da maré baixa chegam a alcançar 300 m, rios e outros pequenos tesouros aquáticos como a ilha da Barra Velha ou os manguezais onde se pode passear de barco. Com estas qualidades, Nova Viçosa está atraindo turistas de todas as partes com suas águas mornas e areias monazíticas.

Segundo as cartas náuticas de números 1300 e 1310, Nova Viçosa é o ponto do continente que mais se aproxima do Arquipélago de Abrolhos. O arquipélago é formado por 5 ilhas, tem uma atração especial de julho a novembro de todos os anos, quando as baleias Jubartes (baleias canoras), se deslocam do Atlântico Sul para ali buscarem amamentar e reproduzir a espécie e nesta época o “turismo de observação” aumenta a cada ano, com taxas consideradas acima da média mundial (32%).

Foto 03As baleias Jubarte, de tamanho máximo de 18 metros de cumprimento, destacam-se de outras espécies pela curiosidade e figuras impressionantes, às vezes pulam com impulsos tão fortes que o corpo inteiro fica fora da água. Isso deu o apelido de “baleias acrobatas”. Na cidade de Nova Viçosa tem empresas que oferecem passeios para a observação das baleias, as ilhas e ao Arquipélago de Abrolhos.

Nova Viçosa conta também com a “casa na árvore”, grande atração turística construída pelo ecologista polonês naturalizado brasileiro Frans Krajcberg, que vive no Brasil desde 1948 é considerado o escultor naturalizado brasileiro mais famoso do mundo. O artista plástico Frans Krajcberg, aos 94 anos, mora em Nova Viçosa desde 1970, no Sítio Natura, há 2 Km da cidade, e tem seu ateliê em uma casa feita pelo renomado arquiteto baiano de Belmonte, saudoso José Zanine Caldas, em cima de um tronco de Oiti.

Foto 04O artista possui um museu/instituto, as margens da BA-001, aonde abrigam suas obras e de outros artistas amigos, um legado aos visitantes da região. Ainda, o Projeto Ecovila Caminho de Abrolhos visa transformar a região no maior centro comunitário ecológico do Brasil.

Com 32 Km de praias rasas e limpas com águas mansas e mornas com largura que alcança  300 metros na maré baixa, a Praia do Lugar Comum é considerada a maior e melhor praia de Nova Viçosa pelos turistas que vão ao local nesta época do verão brasileiro. O lugar é palco de grandes promoções da Prefeitura Municipal onde circulam os trios elétricos de Carnaval e os shows matutinos de verão são realizados na praia.

O acesso à cidade de Nova Viçosa é a partir do distrito de Itabatã as margens da BR-101, seguindo em direção a cidade de Mucuri pela BA-698 com 38 quilômetros de percurso e a partir da cidade de Mucuri, o trajeto é feito pelo litoral norte pela BA-001 (Rodovia Linha Verde), tendo mais 25 quilômetros de pista até Nova Viçosa.

Praia da Barra: Localizada em frente à orla da cidade, tem como principal característica, o ancoradouro das embarcações locais. Suas águas mistas são resultantes do encontro do rio com o mar, apresentando-se tranquilas para a prática de esportes náuticos. Oferece boa infra-estrutura, com pousadas instaladas na própria Avenida Oceânica, e inúmeras barracas especializadas em petiscos do mar.

Foto 05Praia da Barra Velha: Praia praticamente virgem, que apresenta um cenário paradisíaco. Suas águas mansas e cristalinas são ótimas para a prática de inúmeros esportes náuticos. Por ser praticamente deserta, muitos visitantes praticam o nudismo em uma boa faixa de suas areias alvas. Sua natureza exuberante formada por manguezais, restingas e Mata Atlântica, a ilha fica separada da cidade por meio dos lagos formados pelo Rio Peruípe. Na sua face sul, a paisagem muda um pouco, com a ocorrência de vastos manguezais.

Praia de Lugar Comum: Entre as mais procuradas do município, esta praia apresenta um mar de águas propícias para banho, em todos os períodos das marés. As areias largas, com búzios e alguns coqueiros ao fundo, contam com a presença de diversas barracas equipadas, que costumam funcionar, inclusive, durante a noite nas altas-estações.

Praia do Pontal: Durante a maré baixa surgem extensos bancos de areia separados por lagoas naturais. A Praia do Pontal apresenta um mar bastante calmo, mesclando em sua paisagem, coqueirais e areias bem alvas. Algumas frutas típicas crescem em abundancia no local, como pitanga e caju. O lugar conta com muitas barracas de praia, que proporcionam conforto aos visitantes, com banhos de água doce e deliciosos pratos regionais.

Praia de Sabacuí: Sua face norte está entre os maiores points da cidade, oferecendo boa infra-estrutura turística, com hotel fazenda, bares, restaurantes e um pequeno parque aquático. Ao sul, é quase deserta, com a presença de poucas casas de pescadores. Em toda a sua extensão, apresenta águas tranquilas em qualquer fase da maré.

Foto 06Praia do Pau Fincado: O seu mar de águas mornas e calmas proporciona banhos relaxantes em qualquer período das marés. Suas areias planas se distribuem por uma longa extensão, e têm instalado inúmeros quiosques que servem deliciosos pescados. Com uma boa infra-estrutura, o local ainda oferece belos artesanatos em madeira.

Praia da Costa do Atlântico: Suas águas possuem características diferentes em relação às da região, apresentando ondas fortes, principalmente durante a maré cheia. O local ainda é um bom pesqueiro de robalos e camarão, fato que trouxe para as suas redondezas apenas algumas casas de pescadores. Suas areias desertas são perfeitas para longas caminhadas, quando é possível contemplar a vegetação, que mistura restinga e mata nativa.

Ilha de Coroa Vermelha: Com extenso litoral e belas praias de acesso fácil, o município é muito procurado por turistas no verão. A pequena Ilha de Coroa Vermelha, localizada a menos de 22 km de Nova Viçosa, é outro ponto turístico de destaque. Formada por corais, a ilha conta com piscinas naturais e uma rica fauna e flora marinha, a ilha é muito boa para o mergulho livre. (Por Athylla Borborema)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.