Boletim: Casos de microcefalia chegam a 744 no estado

Boletim: Casos de microcefalia chegam a 744 no estado
18 fevereiro 10:18 2016 Imprimir esta notícia

No estado da Bahia, desde outubro de 2015 até o dia 13 de fevereiro de 2016, foram notificados 744 casos de microcefalia. Os casos foram notificados em 121 municípios, por intermédio do Registro de Eventos em Saúde Pública (Resp). Desses casos, 161 foram investigados com a realização de exame de imagem, sendo 107 confirmados e 54 descartados.

Do total de casos notificados de microcefalia (744), 208 mães (27,9%) referiram ter tido doença exantemática na gestação. Dessas (208), 129 (62,0%) informaram que a doença exantemática ocorreu no primeiro trimestre, 45 (21,6%) no segundo trimestre, 13 (6,3%) no terceiro trimestre e 21 (10,1%) não lembravam.

A Bahia, a partir de definições e orientações do Ministério da Saúde, ajustou a definição de caso suspeito de recém-nascido à termo com microcefalia (perímetro cefálico menor do que 32 cm), passando a adotá-las para fins de vigilância epidemiológica. (Da redação TN)

  Categorias:

Comente a matéria

AVISO: O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas podem ser excluídos caso haja denúncia ou sejam detectados pelo site. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, entre outros, podem ser excluídos sem prévio aviso. Caso haja necessidade, também impediremos de comentar novamente neste site os perfis que tiveram comentários excluídos por qualquer motivo. Comentários com links serão sumariamente excluídos.