Temóteo Brito dá ordem de serviço de implantação da Unidade de Radioterapia do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas

Temóteo Brito dá ordem de serviço de implantação da Unidade de Radioterapia do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas
17 dezembro 22:28 2018 Imprimir esta notícia

O prefeito Temóteo Alves de Brito (PSD) ao lado de Messias Boaventura, assessor especial do ministro da Saúde Gilberto Occhi e técnicos da Secretaria Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde deram a ordem de serviço no final da tarde desta segunda-feira (17/12), para construção da estrutura física e implantação da Unidade de Radioterapia, que ficará sediada ao lado da UNACON – Unidade de Assistência de Alta Complexidade no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. A unidade é a segunda de alta complexidade em oncologia que atenderá pelo SUS no interior da Bahia. A primeira unidade do interior da Bahia foi instalada em Feira de Santana, no último dia 13 de maio.

Teixeira de Freitas foi incluindo no plano de expansão de radioterapia do Ministério da Saúde em agosto de 2017, quando gerou o processo nº 25000.467738/2017-31. E no dia 17 de maio de 2018, o prefeito Temóteo Brito, ao lado do prefeito de Alcobaça e presidente da Associação dos Prefeitos do Extremo Sul da Bahia, Leonardo Coelho Brito, o “Léo Brito” (PSD), do prefeito de Mucuri, o médico Carlos Simões (PDT) e do presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, vereador Agnaldo Teixeira Barbosa, o “Agnaldo da Saúde” (PR), precursor da conquista, se reuniram em Brasília com assessor especial Messias Boaventura e com o então ministro da saúde Ricardo Barros para assinatura do convênio.

O plano de expansão de em que Teixeira de Freitas está ganhando com a Unidade de Radioterapia, terá um investimento no valor R$ 9.786.676,74. (Equipamento usado para sessão de radioterapia) com condições de atender a sua base administrativa de 21 municípios do extremo sul baiano que compreende de Mucuri a Itapebi, no entanto, tenha condições de atender até 70 municípios da mesorregião. O equipamento trata-se de um acelerador linear do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS), utilizado no tratamento de vários tipos de câncer.

oncodO prefeito Temóteo Brito também anunciou a reforma da estrutura do Hospital Municipal, incluindo as salas de cirurgia e Unidades de Terapia Intensiva. O secretário Municipal de Saúde Max Almeida disse que além da chegada da Unidade de Radioterapia e da reforma do Hospital Municipal, outros avanços na saúde pública ocorrerão nos próximos meses. “Nossa atuação nesse ano foi de grande efetividade, pois a exigência do prefeito Temóteo Brito é fortalecer a saúde pública e todo trabalhado que estamos realizando com os mutirões, obras de reformas nas Unidades Básicas de Saúde e humanização nos serviços aos usuários, vamos colher frutos a partir de 2019. Na saúde pública é assim, é um ciclo que não se pode interromper, trabalhamos duro nos primeiros dois anos para colhermos os resultados com a população satisfeita nos dois últimos 2 anos seguintes”.

Conforme Thiago Rodrigues Santos, diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde do Ministério da Saúde, trata-se da ordem de serviço nº 67 autorizando o início dos serviços de apoio a fiscalização e supervisão da obra a ser executada no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas. A empresa Monteiro e Martinho Construções Eireli-ME., figura como a responsável pela execução de obras e instalação de equipamentos de infraestrutura e tem 10 meses para concluir as obras e instalações a contar do dia da ordem de serviço. Sendo que a supervisão e fiscalização da obra ficará por conta da empresa Varian Medical Systems INC.

Para o prefeito Temóteo Brito, a implantação desse equipamento vai possibilitar que as pessoas da região se desloquem menos para receber os tratamentos de radioterapia, o que é uma iniciativa de extrema importância para aqueles que sofrem de câncer. “Para Teixeira de Freitas, por exemplo, será uma conquista singular, porque nossos habitantes deixarão de ir para Vitória, Belo Horizonte ou Salvador se tratarem e passarão a ter o atendimento aqui mesmo na nossa cidade. A nossa unidade será equipada com um aparelho denominado de acelerador linear e demais acessórios, atenderá em média 100 pacientes por dia, porque o equipamento tem a função de eliminar células através da radiação, e é utilizado no tratamento contra o câncer. Meu agradecimento ao ministro Gilberto Occhi e ao seu assessor especial Manoel Messias que foi fundamental para que este momento acontecesse”, ressaltou o prefeito.

oncod1“Essa é a nossa finalidade. Levar o tratamento para mais próximo dos brasileiros. Vamos continuar investindo para replicar esta medida em outras cidades do país. Estamos aqui hoje cumprindo o nosso compromisso com o nosso amigo presidente da Câmara, Agnaldo da Saúde e com o prefeito Temóteo Brito, dando ordem de serviço para a implantação do plano brasileiro de expansão de radioterapia com o início da instalação da unidade que já é uma realidade para Teixeira de Freitas com o valor global do investimento de R$ 9.786.676,74. Esse é um dos poucos momentos importantes na saúde pública que todo município brasileiro gostaria de ter agora. E não só isso, temos feitos inúmeros aportes necessários de recursos para viabilizar a habilitação dos serviços para inúmeros outras necessidades de Teixeira de Freitas”, ressaltou Messias Boaventura, assessor especial do ministro da saúde Gilberto Occhi. (Por Athylla Borborema e fotos de Wesley Moral)

  Categorias: