Caravelas realiza mutirão para diagnóstico de Glaucoma

Caravelas realiza mutirão para diagnóstico de Glaucoma
As pessoas pré-diagnosticadas com a doença saíram com consulta oftalmológica do Glaucoma / Foto: Osmar Guarnelles
01 setembro 19:49 2016 Imprimir esta notícia

A Prefeitura Municipal de Caravelas promoveu através da Secretaria de Saúde, um mutirão para diagnóstico do Glaucoma. A ação aconteceu nesta quarta-feira, dia 31 de agosto e segundo a secretaria municipal de Saúde, foi uma ampla triagem voltada para o público do Sistema Único de Saúde (SUS). O mutirão tornou-se possível após o prefeito Jadson Ruas e o secretário Manoel Mecias assinarem o termo de adesão.

O Mutirão promovido pela secretaria de Saúde de Caravelas, foi em face das demandas suprimidas. Entre às 7h30 e 13h, foram realizados os exames de Tonometria, que é o processo de medição da pressão interna do globo ocular; Campimetria, que avalia, com alta precisão, falhas no campo de visão central e periférica do paciente; Fundocospia, que consiste em examinar as artérias das veias e nervos da retina para detecção do Glaucoma, além da aplicação de um questionário de avaliação.

Todas as pessoas pré-diagnosticadas com a doença saíram do Mutirão com consulta oftalmológica do Glaucoma. Além disso os pacientes receberam colírios gratuitamente. “Esse mutirão é para pessoas que compõem o grupo de risco para a doença, com destaque para aqueles acima de 40 anos e com casos de cegueira na família”, disse o secretário Manoel Mecias.

Por ser uma doença hereditária, o Glaucoma deve ser diagnosticado precocemente para evitar a progressão da perda de visão que pode levar à cegueira irreversível.

O Mutirão aconteceu na Policlínica Municipal de Caravelas, onde foi montado os consultórios para desenvolvimento dos trabalhos realizados pela equipe  do Instituto de Saúde Oftalmológica do Brasil – ISOB, empresa cadastrada no Ministério de Saúde (MS) para prestar este atendimento.

“É dessa forma que cuidamos dos cidadãos e cidadãs de Caravelas, não oferecendo apenas a medica curativa, mas também a preventiva. Assim vamos trabalhar até o último dia de governo”, falou o prefeito Jadson Ruas. (Por Ronildo Brito)

  Categorias: