Chegou o melhor período para curtir o surpreendente litoral de Alcobaça

Chegou o melhor período para curtir o surpreendente litoral de Alcobaça
17 dezembro 12:06 2018 Imprimir esta notícia

Um dos principais roteiros do turismo no extremo sul da Bahia, é a cidade de Alcobaça que foi erguida à condição de município em 20 de julho de 1896, desmembrado na ocasião conjuntamente com o município de Prado de parte do território de Caravelas. A cidade de Alcobaça é visitada anualmente por milhares de turistas oriundos principalmente dos estados vizinhos de Minas Gerais e Espírito Santo, mas também de Goiás e Distrito Federal.

alcod6A ampla encosta marítima da cidade de Alcobaça é a maior orla dentre as cidades do extremo sul baiano com 4,7 quilômetros de extensão e talvez seja o local mais sedutor do seu litoral, tanto o dia, quanto a noite, é por onde todos passam ou estão ao mesmo tempo. Na orla, todos se encontram e é onde tudo acontece, inclusive é onde desfila o trio elétrico e seus blocos de verão, principalmente nos períodos do réveillon e carnaval.

alcod5A cidade sede do município se localiza em uma pequena faixa de terra entre o rio Alcobaça e o Oceano Atlântico. Alcobaça desfruta de uma bela paisagem com coqueiral, restinga e Mata Atlântica e muita tranquilidade à beira do mar. Mais de dois séculos de história se passaram e Alcobaça ainda guarda os segredos dos tesouros que corsários franceses enterraram em seu litoral. O maior centro urbano mais próximo é o município de Teixeira de Freitas, cujo território se originou de um desmembramento de Alcobaça. O turismo de veraneio em Alcobaça tem como base as belas praias da região e a proximidade da cidade com o Parque Nacional Marinho de Abrolhos. O ponto central da cidade é a Praça da Caixa D’Água e seus arredores, onde é tido como o point mais visitado pelos turistas e local de muitos encontros.

alcod4As praias de Alcobaça são consideradas das mais belas e extensas do Estado da Bahia. São praias ideais a todas as idades, com a maré alta é utilizada por surfistas, já na maré baixa formam-se piscinas agradáveis a todos seja uma criança ou aos jovens da melhor idade. A Praia da barra é onde há o encontro do mar com o rio Alcobaça, formação da extensa faixa do Manguesal. Local propício para a prática de esportes aquáticos e pesca esportiva. O local conta com barraca de praia e restaurante. A ampla Praia do Centro possui uma extensa faixa de areia dourada com excelente infraestrutura de barracas, calçadão, arborização, restaurantes, pousadas e hotéis. Esta praia é uma das preferidas dos turistas de qualquer idade.

alcod3Já a Praia do Farol é um local bem tranquilo e por ser mais afastado é o ponto escolhido pelos turistas mais jovens para realização de lual, reuniões ao redor de fogueira geralmente com música ao vivo. Este também é um dos pontos escolhidos pelas tartarugas marinhas para depositar seus ovos e em determinada época do ano podemos assistir um espetáculo surpreendente, onde inúmeros filhotes correm em direção ao mar. Já as praias do Rio Itanhém, Barra do Itanhém e Praia do Mangue, são locais ideais para a prática de esportes marítimos e pesca com boa estrutura com bar e restaurante no local. Além de passeios turísticos, aluguel e garagem de barcos, de caiaque e diversos outros atrativos.

alcod2Um dos locais mais fascinantes de Alcobaça é o Recife das Areias que por um belo passeio de barco ou catamarã de cerca de 90 minutos te leva até as águas oceânicas do alto mar desse recife de corais. O Recife das Areias de Alcobaça está distante a 15 quilômetros da orla da cidade e é uma das principais atrações turísticas da costa das baleias. No local quando a maré está baixa é possível literalmente andar pelo banco de areia entre os corais e lhe possibilita tanto a prática do mergulho, como os passeios na superfície. Na maré baixa surgem as piscinas naturais formadas entre os recifes, com profundidade de até 1,5 metro.

alcodAlcobaça ainda é dona do Recife das Timbebas que com 110 km², está a 14 quilômetros da cidade de Alcobaça. É destinado somente a mergulhadores uma vez que as atrações estão todas submersas. Os corais-fogo e os cogumelos são o maior atrativo para os mergulhos ecológicos autônomos nesta área, que abrange um dos bancos recifais mais exuberantes e próximos à costa. Alcobaça ainda guarda o Recife das Lixas, outro ponto exclusivo para mergulho. O nome do local decorre da presença da grande quantidade de tubarões lixa, um tubarão desdentado, que sucede no local. Não é um atrativo muito concorrido por não ter local abrigado para fundear embarcações. (Por Athylla Borborema)

 

 

 

  Categorias: