China já está planejando próxima missão a Marte

Durante a Conferência Internacional de Ciências do Espaço Profundo que aconteceu em Hefei, província de Anhui, na China, no dia 22 de abril, novos detalhes sobre a missão chinesa de retorno de amostras de Marte foram revelados.

China já está planejando próxima missão a Marte

A apresentação da missão Tianwen-3, que tem previsão para ser lançada até 2030, revelou um helicóptero com design semelhante ao Ingenuity da NASA, e um tipo de robô de seis pernas.

A Tianwen-3 está sendo planejada para contar com um lançamento duplo do foguete Long March 5, um levará um veículo de pouso e veículo de subida de dois estágios, e o outro um orbitador e a nave de retorno.

Missão da China em Marte

A missão pretende pousar no planeta, coletar até 500 gramas de material e lançá-los ao espaço. Na órbita de Marte, o orbitador e a nave de retorno estarão esperando as coletas para retornarem para a Terra.

O veículo de dois estágios que vai levar as amostras para órbita marciana, terá a sua primeira parte funcionando com combustível sólido, e a segunda com propelente líquido. As coletas na superfície marciana poderão usar uma broca e um braço robótico que podem coletar material até 2 metros de profundidade, mas na apresentação não ficou claro se quem poderá fazer isso é o robô ou o helicóptero.

Jizhong e Zengqian também apontaram possíveis locais de pouso, onde eles buscaram onde estão sendo levado em consideração evidências de água líquida passada , elevação, terreno, diversidade geológica e posicionamento latitudinal do local para facilitar a volta para órbita marciana.

Caso a missão seja lançada em 2028, ela retornaria para a Terra em julho de 2031, dois anos antes da missão de retorno de amostras da NASA e ESA. No entanto, a apresentação não forneceu detalhes sobre as datas, o que pode indicar um atraso nas expectativas da China com Tianwen-3.

Mulher morre após carro que viajava com o marido e filhos cair em área alagada entre Prado e Itamaraju

Mulher morre após carro que viajava com o marido e filhos cair em área alagada entre Prado e Itamaraju

Adriane Galisteu troca beijos com o marido em praia da Bahia

Adriane Galisteu troca beijos com o marido em praia da Bahia